OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

HEMOCENTRO DE RUBIÃO JR COLETA SANGUE EM AVARÉ





Nas dependências do salão paroquial Monsenhor Celso, TONOVO, pertencente ao Santuário de Nossa Senhora das Dores, no dia 26 de Maio, uma equipe de profissionais do Hemocentro de Rubião Junior coletou cerca de 90 bolsas de sangue para o abastecimento de seus estoques. 
LEIAM MAIS🔻
Como são costumeiros os doadores voluntários de sangue de Avaré responderam prontamente ao chamado da Campanha Doe Órgãos Salve Vidas a prestar mais este gesto solidário, Avaré é um exemplo neste sentido. Só não são coletadas mais bolsas por motivos técnicos que envolvem principalmente a conservação do sangue doado.
A Campanha Doe Órgãos Salve Vidas sempre se encarrega de organizar o apoio logístico dessas coletas que abrangem a escolha e a aprovação do local junto aos órgãos competentes, agendar e divulgar as datas mais apropriadas, fornecimento de refeições e merendas para voluntários e doadores, convocar voluntários para diversas tarefas, e, que desta vez contou com grande apoio dos cursos da área de saúde das Faculdades Eduvale, entre outras responsabilidades. 
O sangue coletado é usado inteiro, após examinado, ou em várias partes como plaquetas, plasma e células vermelhas para tratar diversas doenças e procedimentos cirúrgicos principalmente doenças oncológicas que necessitam de transfusão e também para os transplantes de órgãos que acusam um crescimento no Brasil. 
A doação voluntária e não remunerada de sangue é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sendo que cada país deve ter no mínimo 1% da sua população de doadores para atender as suas necessidades mais básicas. Conforme dados do Ministério da Saúde 1,8% da população brasileira doam sangue e, na sua maioria espontaneamente. 
Toda pessoa entre 18 e 69 anos de idade pode ser doador de sangue, se tiver 16 e 17 anos pode doar com a autorização formal e presença dos pais. Além disso, precisa estar em bom estado de saúde, ter peso mínimo de 50 quilos, estar bem alimentado, 12 horas de abstinência alcoólica e uma boa noite de sono.
Não pode doar sangue portador do vírus HIV, doença de Chagas, Sífilis, quem teve hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou em período de amamentação entre outros impedimentos que serão detectados pela triagem médica. 
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no Dia 14 de Junho, desde o ano de 2004.
TEXTO: Wilson Roberto Roesener – Coordenador da Campanha Doe Órgaos Salve Vidas.
Postagem Anterior Próxima Postagem