OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Chá dos Artistas homenageou Maria Diva Tardivo

A Casa de Artes e Artesanato “Floriza Souto Fernandes” promoveu na sexta-feira, 27, a 22ª edição do Chá dos Artistas homenageando a artista plástica, Maria Diva Tardivo. Na foto momento em que foi tomada pela emoção ao falar sobre a profissão de professora.
MAIS FOTOS CLIQUE AQUI
CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HOMENAGEADA↙


Maria Diva, uma artista professora, 
uma professora artista

Homenagem de Guma Castellucci 
para a  Professora e amiga Maria Diva Tardivo

TEXTO DE 2013, COLUNA PERSONARE FOLHA DE AVARÉ
Falar de educação em especial de Educação Artística com certeza para o cidadão avareense e mesmo da região a referencia é automática ao nome de Maria Diva Tardivo.
Tive a honra de tê-la como Professora de História da Arte, em uma de minhas formações (Letras) na FREA e vi a dedicação de uma grande profissional. Uma profissional que (infelizmente) como poucos hoje em dia procuram levar de fato o aprendizado ao aluno, papel que deve ser a essência do trabalho um verdadeiro mestre.
É fácil comprovar o trabalho dedicado desta Artista-Professora quando lemos o depoimento de sua filha, a atriz Ana Cândida, minha “cúmplice” para que fosse possível escrever esta homenagem feita à revelia da própria homenageada. No texto Ana comenta a constante busca de um melhor resultado para seus ensinamentos, com novas técnicas e ainda a continuidade dos estudos para ainda ter mais subsídios no desenvolvimento do aprendizado de seus alunos.
LEIA EM MAIS INFORMAÇÕES↙
“... uma coisa muito legal que sei, é que todo o trabalho dela... desde o inicio quando estudava na FAAP (isso sei de tanto ouvir ela me contar e dizer para as alunas)... e ainda mais depois de ser mãe... ela se inspira em crianças. Tem um trabalho muito voltado ao tema infantil e depois de nós duas (eu e Pri (Priscila Tardivo, fotografa artística em Avaré)) termos nascido, o trabalho foi acompanhando nossa evolução... tanto que a ultima exposição dela teve como tema “A cidade de São Paulo”, onde nós duas estávamos morando e estudando). Hoje em dia, minha mãe faz faculdade de Psicologia para auxilia-la nas aulas de desenho. Ela desenvolve técnicas novas para o aprendizado de desenho e desenvolvimento da imaginação em seus alunos. Por outro lado esse novo conhecimento que ela esta tendo fez com que seu trabalho artístico se dirigisse para uma linguagem abstrata. Ela esta passando por uma fase muito distante daquela que iniciou o seu trabalho.
“Nas aulas ela também iniciou um trabalho diferenciado para crianças que passam a ter aulas acompanhadas por um adulto, por exemplo: pais e filhos que tem aulas juntos...”.

MARIA DIVA TARDIVO

Maria Diva Tardivo nasceu em Avaré, formou-se em Artes Plásticas pela PUC de Campinas (1982) e em Comunicação Visual pela FAAP (1985). Atualmente cursa Psicologia na FSP em Avaré.
Em 1988 teve sua primeira exposição individual no atelier de Dalton de Lucca, São Paulo.  Observação do Movimento.
Em 1987 recebeu o Prêmio Djanira Mota em linguagem contemporânea no lll Salão de Artes Plásticas de Avaré.
Participou em diversos projetos como voluntária na Pastoral do menor em São Paulo em oficinas de Arte para crianças.
Na Instituição Padre Haroldo em Campinas- SP para dependentes químicos em tratamento de recuperação e reinserção social e familiar atuou principalmente no “Projeto Lero Lai Brasil” destinado à prevenção da utilização de drogas e álcool para crianças e adolescentes e a profissionalização de dependentes em recuperação.
Como designer do departamento de criação e design da fábrica Giovanna Baby, atuou na área de pesquisa, desenvolvimento de temas para estamparia, ilustração infantil, brinquedos e programação visual de eventos especiais, como desfiles de moda, vitrines e coleções especiais.
Fez em 1993, sua segunda exposição individual - Olhe pra mim, Shopping Iguatemi - São Paulo e Shopping Bougainville – Goiânia. As obras retrataram o cotidiano infantil, tendo como modelos, os filhos de alguns artistas brasileiros como Gilberto Gil, Maitê Proença, Regina Casé e outros. A partir destas obras foram reproduzidos 10 cartões com tiragem de 30.000 unidades com a venda destinada aos projetos do UNICEF, com o apoio do American Express Card, Cartão solo e outros colaboradores.
Em 1999 participou da criação de personagens e ilustrações infantis para a obra solo de Marcelo Frommer do grupo Titãs. O trabalho foi interrompido com a morte do artista.
Em 2006 participou da FLIP (Festa Internacional do Livro de Paraty) com oficinas de Arte para 80 crianças e grupos de professores municipais de Paraty com criação e desenvolvimento de exercícios de desenho, pintura, texto, música e dança que resultaram na confecção de um livro. O trabalho realizado foi apresentado para o público na praça central de Paraty.
Fez diversas exposições coletivas e entre elas Fios, em 2007, no espaço cultural da AREA - Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Avaré, SP, onde mostrou seu trabalho como artista e as obras de seus alunos.
É professora de desenho desde 1989 e trabalha na criação de exercícios, ilustrações e vídeos para aperfeiçoar métodos de ensino de arte e estimular a percepção visual e a criatividade. Ministra cursos de desenho, pintura e história da arte para grupos de crianças, adolescentes e adultos em Avaré.
Tem em seu atelier um curso complementar destinado aos candidatos para o vestibular de Arquitetura, Artes Plásticas, Design, Moda e demais cursos que exigem a prova de habilidade específica, onde mantém um contato constante com a Arte Contemporânea e a criação de novos métodos para aprendizagem nesta área.
Contatos:
Tel.: (14) 91365132 – (14) 96984146
E-mail: mariadtardivo@hotmail.com
Maria Diva Tardivo, Professora de Artes e Artista plástico de Avaré foi Destaque da Coluna Personare da Folha de Avaré desta semana a quem tenho a honra de homenagear.
Por Guma Castellucci, Jornalista e Professor com Mestrado em Comunicação fone 14 97746933
Mail guma@redeguma.com SITE www.redeguma.com
Postagem Anterior Próxima Postagem