OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Desfile de Moda para pessoas com deficiência aconteceu no Centro Cultural




Por Fernanda Castellucci: A quarta edição do desfile de Moda inclusiva para pessoas com deficiência, o "Moda Eficiente" é organizado pela Prefeitura Municipal de Avaré por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa  com Deficiência e  conta com o apoio das indústrias têxteis e lojistas de Avaré que confeccionaram roupas sob medida e adaptadas para os modelos, que são todas pessoas com deficiência. Os apoiadores foram: CWR, Lorsa, TWOR, Lunender e Kaiwaa.  
Na oportunidade foram sorteados brindes para os modelos que desfilaram e que foram fornecidos pelos comerciantes: Fanny modas, restaurante Alecrim, Chá de Bebê, Tem tudo, Supermercado Pinheirão, Loja Size, Perfumaria Sumirê e Cacau Show. CLIQUE PARA MAIS FOTOS
LEIA MAIS↙
Moda inclusiva é um segmento da moda que visa trazer praticidade,  funcionalidade e inclusão.
É um meio de representatividade em um mercado marcado por esteriótipos. Propõe uma reflexão comportamental, bem como uma moda influenciada pela diversidade com design inspirado na ótica do Desenho Universal. –  Propõe  incluir tipos de corpos que a indústria contempla muito pouco, onde apenas alguns tipos de corpos são olhados e  sem nenhum empecilho de movimento . A Moda Inclusiva vai além e pretende incluir pessoas com deficiência. Porque elas existem e são muitas, quase um quarto de toda a população brasileira .
O objetivo é fazer com a que a sociedade  lance um novo olhar e soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. E permite ainda que elas sejam as protagonistas da passarela. A inclusão total depende de um conjunto de ações que permita às pessoas com deficiência se sentirem, de fato, integradas à sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que órteses e próteses sejam oferecidas. Mas significa, também, dar a possibilidade para que as pessoas façam suas opções e, claro, possam escolher suas  vestimentas adequadas para cada ocasião. Por isso, deve ser democratizada, humanizada. Deve  olhar para aspectos como a ergonomia, a mobilidade e a funcionalidade de suas peças.


Postagem Anterior Próxima Postagem