OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Duas artesãs de Avaré representam a cidade no Revelando SP

ANITA (à equerda) participa mais uma vez do Revelando SP, com apoio Cultura de Avaré



Maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, o Revelando São Paulo acontee entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro no Parque do Trote, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. O tema central deste ano é “Festa do Divino”. O local é ímpar para degustar e ter contato com a gastronomia e tradições de várias regiões do Estado.

Avaré participa do Revelando SP

Mais uma vez Avaré será representada por duas artesãs:
Ana Gonçalves de Campos, a Anita (ver abaixo) e Sonia Maria Gianoni (à esquerda na foto ao lado)


LEIA MAIS🔻
A Secretaria da Cultura e a comissão organizadora do Revelando São Paulo já disponibilizaram as inscrições para o maior festival de cultura tradicional do Estado.As categorias: Artesanato, Culinária, Rancho Tropeiro, Grupos, Arranchamento interétnico, Divino e Irmandades.
Conheça os regulamentos para cada categoria: Artesanato; Rancho Tropeiro, Grupos e Culinária.

Somente para a categoria culinária o público poderá aproveitar 80 espaços gratuitos.
Outros 100 locais estão reservados para artesanato, 12 Ranchos Tropeiros e 200 grupos de cultura popular tradicional. O evento tem representantes de 180 cidades do Estado de São Paulo.
O Revelando também contará com um espaço dedicado à Festa do Divino e exposição fotográfica.
A edição 2017 trará mostras de artesanato e de culinária tradicional, além do Espaço Cerâmica e o Espaço Brincadeiras de Todos os Tempos, voltado para o público infantil. No palco, os visitantes vão conferir encontros de violeiros, sanfoneiros, congadas e moçambiques, samba rural, catira e orquestras de viola. As culturas tradicionais estarão representadas por grupos de Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Dança de Santa Cruz.
O Revelando São Paulo é realizado desde 1997 e faz parte da política de preservação e difusão do patrimônio imaterial. Também faz parte da preservação os grupos que promovem as tradições, tanto na capital quanto no interior.
CONHEÇA UM POUCO SOBRE ANITA E SUAS BONECAS DE PANO
Ana Gonçalves de Campos, Anita nasceu em 24 de novembro de 1936 na cidade de Óleo-SP.
Depois de uma passagem por Águas de Santa Barbara e Cerqueira Cesar onde trabalhou como Costureira (confeccionava os mais diversos modelos e era conhecida como profissional gabaritada em roupas de gala) veio para Avaré no final dos anos 50 acompanhando seu marido, o saudoso Mauro Garcia que trabalhava no Laticínio União (prédio desativado e praticamente destruído na esquina das Ruas Maranhão e Distrito Federal).
Com o encerramento das atividades do União, seu marido então se tornou seu sócio e montaram um loja especializada em confecções, muitas delas confeccionadas pela própria Anita.
O negócio caminhava bem até a compra do imóvel onde segundo Anita “... tudo se perdeu... um sonho realizado... um infindável pesadelo” - são seus comentários ao citar de forma emocionada sua vivência no sobrado que se localiza na mesma citada esquina (Rua Maranhão com Distrito Federal, em frente ao prédio onde funcionava o Laticínio). Isto porque as sucessivas (até hoje) enchentes daquela área a levaram a perder tudo o que construíra até então em prejuízo inclusive de sua saúde e que levou ao falecimento de seu marido, no ano 2000.
As dividas acumuladas a levariam ao um desespera ainda maior até que um determinado dia surgiu á sua porta “o anjo das bonecas”.
A referência dada por Anita tem sua razão de ser aquela senhora que lhe fez então uma inusitada encomenda, a confecção de certo numero considerável de bonecas de pano.
Apesar de não ter especialidade neste tipo de trabalho, a necessidade a fez trabalhar e produzir a encomenda que foi paga antecipadamente. Quando a simpática senhora que lhe fez o pedido veio buscar não poupou elogios e disse que iria embora, pois residia nos Estados Unidos, mas que voltaria para uma encomenda ainda maior.
Empolgada, então Anita começou a produzir inúmeras versões de bonecas de pano, incluindo imagens de santos (como a que tenho em meu escritório, de São Francisco) e as encomendas não mais pararam e é o fruto de seu sustento.
Vendendo o imóvel que permitiu tanto desgosto, hoje Anita mora numa casa simples, mas muito confortável e acolhedora dividindo seu espaço com as centenas de bonecas que dão uma visão de “entrar num conto de fadas” a quem a visita.
As filhas Ana Leide e Vera Neiza não poupam elogios e palavras de carinho à homenageada da coluna PERSONARE desta semana ANA GONÇALVES DE CAMPOS, a quem eu tenho orgulho de poder chamar de grande e querida amiga ANITA. Por Guma Castellucci www.redeguma.com
SUGESTÃO DE PRESENTE – AS BONECAS DE PANO DA ANITA

Rua João Beca, 345 – Fone (14) 3732-3348
Postagem Anterior Próxima Postagem