TV MULHER - Truques para deixar seu cabelo crescer

Resultado de imagem para cabelo
1. Tenha paciência

A menos que brotem fios novos em sua cabeça, ganhar comprimento pode levar tempo. "Geralmente o cabelo só cresce 1 centímetro por mês”, diz o cabelereiro das estrelas internacionais, Mark Townsend. "E isso só acontece se o cabelo estiver saudável e não está infestado de pontas duplas". Townsend ajudou Ashley Olsen a abandonar o corte assimétrico estilo bob e ter um cabelão além da cintura. Dica: pratique a paciência.

2. Corte as pontas

Apesar de cortes regulares não garantirem que o seu cabelo cresça mais rápido, eles vão deixar as pontas mais saudáveis e vão prevenir pontas duplas e fios quebradiços. "Se você espera muito tempo até que seus fios fiquem fracos, seu cabelo terá menos comprimento do que se você os aparasse com mais regularidade," diz Townsend. Ele também aconselha pedir ao seu cabelereiro que corte apenas as pontinhas a cada 10 a 12 semanas para prevenir o enfraquecimento dos fios. 

3. Hidrate sempre

Os cabelos abaixo do ombro ou mais compridos têm anos de idade e é mais provável que precisem de cuidados extras além do condicionador. Townsend sugere o uso de máscaras e óleos semanalmente. "Eu mesmo faço um tratamento à base de óleos e dou às minhas clientes para que usem antes do xampu", ele diz. Anote aí a receita dele: 1 xícara de óleo de coco não refinado misturado a 1 colher de sopa de amêndoa, macadâmia e óleo de jojoba. Porque os óleos podem deixar resíduos no cabelo, é melhor aplicar nos fios úmidos, deixar agir por 10 minutos, depois usar normalmente o xampu e o condicionador. "A função destes óleos é completar a cutícula capilar com gordura natural e, após o enxágue, o uso regular de xampu ajuda a selá-los dentro do cabelo", diz Townsend. Ele ainda completa: Kate Bosworth, Diane Kruger e as gêmeas Ashley e Mary Kate Olsen são fãs da receita.

4. Não se esqueça do condicionador

"É incrível o tanto de mulheres que não usam condicionador, é a pior coisa que você poderia fazer com o seu cabelo — principalmente se você quer que ele cresça — quando, na verdade, é o xampu que você deveria alternar o máximo possível", diz Townsend. Aqui vai o porquê: O propósito do xampu é retirar a sujeira e o acúmulo de produtos, mas ele também pode levar embora óleos naturais essenciais que mantêm os fios macios e saudáveis. Quando precisar do xampu, seja gentil com seu cabelo e aplique-o apenas no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelo resto do cabelo durante o enxágue. 

5. Use água fria

"Isso realmente ajuda o cabelo a crescer e manter cabelos longos saudáveis por mais tempo “, diz Townsend. "Água fria garante mais suavidade à última camada de cabelo, o que ajuda a prevenir a perda de umidade e os danos causados pela alta temperatura — você só precisa fazer isso por alguns minutos, mas esta dica garante uma grande diferença a longo prazo".

6. Cuide da alimentação

Seu corpo precisa de vários nutrientes vitais, proteínas e minerais essenciais para criar novos cabelos. Então dê uma boa olhada como anda sua dieta — porque apesar de uma dieta equilibrada ajudar, você pode não estar conseguindo a quantidade ideal de todos os nutrientes necessários para a construção de fios saudáveis capazes de crescer bastante e resistir aos danos. "É importante considerar esta alternativa se você quer que seu cabelo cresça e que seja saudável desde o folículo", diz Townsend. Antes de começar a tomar suplementos, é melhor consultar um médico para se certificar sobre a quantidade a tomar e garantir que eles não interajam com outros medicamentos que você esteja usando. 

7. Escolha a escova certa

Pentear demais seu cabelo pode causar danos físicos a ele. "Quando desembaraçar os fios molhados, comece sempre das pontas e depois continue pelo comprimento todo — geralmente fazemos o sentido contrário, do topo da cabeça às pontas, mas isso só transforma pequenos nós em um grande emaranhado e pode te fazer perder muitos fios", Townsend explica. Ele ainda sugere escovas com pelo de javali porque são boas para distribuir os óleos naturais do couro cabeludo e não arrebentam os fios.

8. Cuidado com a toalha

O que poderia acontecer de tão ruim por enrolar seu cabelo naquela toalha supermacia de banho? Muita coisa. "Esta prática causa muita quebra dos fios", diz Townsend. "Seu cabelo fica preso a todas aquelas fribras do tecido e, uma vez que a maioria das mulheres enrolam a toalha com muita força, todos aqueles fios finos e frágeis em volta do seu rosto ficam sujeitos a quebrar". Se não conseguir abandonar a mania dos turbantes pós-banho, opte por uma toalha bemmm macia de microfibra.

9. E com a fronha

Townsend recomenda trocar sua fronha de algodão por uma com tecido acetinado porque a superfície é mais macia e vai impedir a fricção, como acontece com os tecidos de algodão, e você vai acordar com menos nós no cabelo.

Fonte COSMOPOLITAN

Comentários