JORNAL INFORMA QUATRO CASOS DE H1N1 EM AVARÉ


De acordo com uma publicação do jornal A Comarca, em sua página em rede social, Avaré já registra 4 casos positivos de H1N1, sendo uma morte confirmada.
De acordo com o jornal, a informação é confirmada pela Secretaria de Comunicação.
Segundo a Secretaria, até o momento já foram 11 casos suspeitos da gripe A no município este ano, sendo 6 casos negativos, 4 positivos para Influenza A e um ainda está no aguardo de resultado.
Dentro desses números apresentados está o caso do menino Henrique Caetano Chaim Donascimento, de 12 anos, o único que teve seu quadro evoluído para morte em decorrência do H1N1.
Já os demais casos positivos confirmados de Influenza A, que são três, o setor de Vigilância Epidemiológica informou que eles evoluíram para a cura e que “todas as medidas necessárias quanto aos contatos familiares dos casos positivos já foram tomadas, e que a Secretaria da Saúde continua na vigilância de casos suspeitos conforme as normas do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo”. VIA OGUNHÊ


A GRIPE

Esta gripe, também chamada de influenza A ou H1N1, é um tipo de gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1, que além dos humanos também afeta os porcos.
Essa gripe é transmitida de pessoa para pessoa da mesma forma que a gripe comum, mas causa sintomas mais fortes e repentinos, podendo provocar complicações como falta de ar, pneumonia e morte quando não tratada adequadamente. Veja todos os sintomas desta doença aqui.
A gripe H1N1 é transmitida da mesma forma que a gripe comum, passando principalmente através do contato com objetos contaminados, como talheres e copos, ou por meio da saliva e secreções respiratórias de pessoas doentes.
Além disso, é possível pegar a gripe ao entrar em contato com animais doentes, mas o consumo da carne de porco não transmite esta doença, pois o vírus é eliminado durante o cozimento.

Como se prevenir

Para prevenir a contaminação por este tipo de gripe assim como para evitar passar a doença para outras pessoas, deve-se tomar os seguintes cuidados:

- Tomar as vacinas para gripe em épocas de campanha;

- Lavar as mãos com frequência, principalmente ao usar o banheiro ou após chegar em casa;

- Cobrir a mão e o nariz com um tecido ao espirrar e tossir;

- Evitar pegar nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia;

- Evitar o contato com pessoas com sintomas de gripe;

- Evitar contato com porcos de áreas de surto da doença;

- Limpar objetos como brinquedos, bancadas, maçanetas de portas, telefones e utensílios de cozinha com água e sabão ou desinfetantes;

Em caso de presença de sintomas, evitar o contato com outras pessoas até 24 horas depois de a febre melhorar.

Do site Tua Saúde. VIA OGUNHE

Comentários