OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Aluna do Instituto Federal desenvolve projeto de sustentabilidade

A aluna Rafaella Pazetti, da cidade de Cerqueira César, do 8º termo do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, do campus de Avaré do Instituto Federal São Paulo, desenvolveu o projeto “Sabão Sustentável” no município de Cerqueira César em parceria com a escola estadual Prof. “José Leite Pinheiro”, através dos alunos do 3º ano D do Ensino Médio.

O projeto de estágio com planejamento de 06 seis meses e duração de 03 três meses teve como objetivo promover debates em sala de aula quanto a importância da coleta e da reciclagem do óleo de cozinha, para a produção de sabão, contribuindo para que os alunos da referida escola estadual participassem diretamente de todo o processo.
Segundo a aluna do curso Ciências Biológicas Licenciatura, Pazetti o projeto contribuiu também para a preservação das nascentes, lagos, córregos e matas ciliares de Cerqueira César, por meio do correto descarte e do incentivo do óleo de cozinha. O trabalho foi aplicado através de vídeos demostrando quanto é nocivo ao meio ambiente o descarte irregular do resíduo “óleo de cozinha” nos bueiros e consequentemente às nascentes. A entrega do produto confeccionado, ou seja, o sabão sustentável ocorreu no último dia 10 de outubro, durante as comemorações do aniversário do município e na escola estadual José Leite Pinheiro à direção da unidade escolar e aos respectivos alunos.
Rafaella Pazetti explica que, para tanto foi fundamental a parceria entre a escola estadual, por meio do gestor Jeová Gomes de Araújo, da vice gestora Danielle C. Bustamente Ribeiro, da supervisora de Ensino, Ivone Caldeira e a professora Márcia Bermal que compõe a rede estadual, além da orientadora do IFSP (Instituto Federal São Paulo, Campus Avaré), professora Gesa Thais Ribeiro e Souza. “O projeto é de grande relevância ambiental e econômico pois, contribui para o correto descarte do óleo de cozinha e possibilidades de reciclagem através da confecção de um produto sustentável, diminuindo o impacto sobre o meio ambiente. Espero que no futuro este projeto possa atingir toda a sociedade de forma mais ampla”, concluiu a universitária em Ciências Biológicas do IFSP, Rafaella Pazetti. Da Comunicação da Prefeitura. FOTO FONTE: ASSESSORIA

Postagem Anterior Próxima Postagem