Avareense na comissão julgadora do III Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

O  premiado cartunista avareense Luiz Carlos Fernandes, hoje no Diário do Grande ABC, de Santo André integrou  corpo de jurados do  III Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco.
Ilustrador,caricaturista,chargista,quadrinista e escultor. Trabalha na imprensa diária há 34 anos. Conquistou diversos prêmios em salões de humor em vários países. Ilustrou diversos livros infantis e ganhou o troféu HQMix de "Melhor ilustração infantil" com a coleção Castelo Rá-Tim-Bum (1997) e de "Melhor caricaturista do Brasil" (2009).
   Luiz Carlos Fernandes e Samuca Andrade na CAIXA Cultural Recife onde está a exposição do Salão


Cartuns, caricaturas e quadrinhos selecionados entre 704 inscritos de 49 países, de todos os continentes. No fim, foram selecionados 133 trabalhos. E todos eles estão em exposição até o dia 9 de dezembro na Caixa Cultural do Recife, no Bairro do Recife, durante o III Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE). Sob o tema “Mundo Literário”, a exposição distribuiu R$ 28 mil em prêmios para os melhores trabalhos.

A premiação levou em conta os critérios de criatividade, originalidade e pertinência ao tema. Para isso, o júri foi formado por cinco cartunistas de diferentes países, idades, gêneros e formações na área do humor gráfico: Anne Derenne, cartunista francesa radicada em Madri; Ares (Aristides Hernandez), cartunista cubano; Lorena Kaz, ilustradora e quadrinista carioca radicada em São Paulo; Luiz Carlos Fernandes, ilustrador, caricaturista, chargista e escultor de Avaré (SP); e Rafael Coutinho, quadrinista que atua em São Paulo. Todos também contarão com mostras exclusivas, em paralelo à exposição dos trabalhos selecionados.

Confira a lista dos premiados em cada categoria:

🏅Caricatura
1° – Turcios (Espanha)
2° – Joaquín Aldeguer (Espanha).

🏅Cartum
1° – Boligán (México)
2° – Galym (Cazaquistão)

🏅Quadrinhos
1° – Evandro Alves (Brasil)
2° – Rafael Corrêa (Brasil)

O organizador do SIHG, Samuca Andrade, cita uma frase do escritor argentino Jorge Luís Borges para explicar a inspiração do salão deste ano: “Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve”. Ele detalha que os trabalhos vão passear por diferentes caminhos no universo da leitura. Na categoria Caricaturas, o foco será nos Escritores; em Cartum, na abrangência da Literatura; em Quadrinhos/Tiras, serão Adaptações de domínio público.


III Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

III Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

Samuca, que é cartunista, acredita que o salão consolida o processo de reinserção de Pernambuco no calendário internacional das artes gráficas. Ele se baseia no sucesso do I e II SIHG, que contou com visitantes e participantes de várias partes do Brasil e do mundo. “A importância dessa retomada é comprovada pela repercussão positiva do I SIHG, que culminou com a premiação do salão no Prêmio HQ Mix, espécie de Oscar das artes gráficas no Brasil”, pontua.

“O público vai adorar esse III SIHG-PE, pois vai alegrar o espírito nessa exposição de múltiplos pontos de vista sobre O Mundo Literário através de cartunistas de todas as partes do planeta e cinco convidados especiais”, completa o coordenador do Salão, o cartunista pernambucano Clériston.

Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco
Local: Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Visitação: 31 de outubro a 09 de dezembro, de terça à sábado, das 9h às 20h, e domingos, das 10h às 17h
Informações: (81) 3425-1915
Entrada franca – Acesso para pessoas com deficiência
Postar um comentário

INSTAGRAM

INSTAGRAM
Copyright © REDE GUMA. Designed