Instituto Federal suspende alunos por colocarem bananas em mochila de estudante negra



Quatro estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), do campus de Avaré (SP), foram suspensos por colocarem quatro bananas na mochila de uma estudante negra. O caso também foi registrado pela aluna na Polícia Civil como injúria racial e está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

De acordo com o boletim de ocorrência, a jovem informou que estava saindo da aula no dia 6 de novembro, quando ao pegar sua mochila encontrou as bananas. A estudante relata que havia outras mochilas ao lado, mas somente a sua estava com as frutas.

Em nota, o IFSP informou que, após ter sido denunciado na direção, os alunos, sendo três menores e um adulto, foram identificados. Eles não são da mesma sala da vítima.


O Instituto afirmou que aplicou sanções previstas no regime escolar com a suspensão de seis dias e os alunos envolvidos terão que apresentar trabalho sobre racismo durante a programação da semana da Consciência Negra, organizada pelo câmpus Avaré.

O IFPS informou ainda, em nota, que repudia o fato e qualquer atitude discriminatória.

No seu perfil no Facebook, a estudante afirmou que não ia se manifestar sobre o caso, mas que acreditava ser importante alertar.

"Estou fazendo isso não só para mim, mas para todos os negros que estudam em Institutos Federais, universidades públicas ou privadas, sendo nosso direito estudar como o de qualquer outro cidadão. A luta sempre vai continuar", escrever.

Postar um comentário

INSTAGRAM

INSTAGRAM
Copyright © REDE GUMA. Designed