OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

PROGRAMA DE NEGÓCIOS - Qualidades de um empreendedor



1 - Busca de oportunidades e iniciativa 

Procurar melhorias, produtos e serviços diferentes ou agregados (aqueles oferecidos junto com o seu) que a sua clientela gostaria de ter e que o seu concorrente não demostra a capacidade de buscar a oportunidade e de tomar a iniciativa. É algo novo ou diferente (o diferencial) que faria com que seus clientes sejam fiéis a você (a fidelização do cliente) e o procurem sempre que precisarem de seus produtos ou serviços. 

2 – Persistência 

Nunca desanimar. Cada dia é um desafio que precisa ser vencido. Persistência é a sua capacidade de superar dificuldades, aprender com algum erro e seguir em frente. Ninguém está livre de imprevistos, como uma enchente, a fala de energia etc. Ser persistente é não desistir, é pensar no futuro do seu negócio. 

3 – Comprometimento 

O comprometimento começa com sua dedicação: você deverá dedicar-se ao seu empreendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana. Cumprir prazos de entrega com seus clientes e pagar fornecedores, por exemplo, são sérios compromissos que devem ser seguidos à risca para o sucesso do seu negócio. 

4 – Qualidade e eficiência 

A qualidade do que você oferece é meio caminho andado para que seu cliente volte a procurá-lo. E seja eficiente, não pise na bola! Não importa o que aconteça, servir da melhor forma possível deve ser a sua meta. 

5 – Correr riscos calculados 

Nunca tome uma decisão por impulso, de sopetão, sem pensar. Avalie bem se vale a pena fazer determinado gasto, se você terá o retorno que espera, dentro de um prazo que não ameace a sobrevivência do seu negócio. 

6 – Estabelecimento de metas 

Coloque sempre uma meta a alcançar, memorize, faça uma “campanha” interna (se tiver funcionários) para chegar a um resultado. Pode ser por semana, por mês ou por semestre. 

7- Busca de informações 

Estar bem informado sobre tudo o que cerca o seu negócio é fundamental. Responda a pergunta: como: Seus clientes estão satisfeitos? Seus fornecedores possuem bons preços? Seus concorrentes estão oferecendo algo diferente? Há alguma novidade no mercado, como uma nova máquina ou uma nova técnica, que possa melhorar seu negócio? Fazer um curso de especialização poderá melhorar o meu desempenho? Fique de antenas ligadas. 

8 – Planejamento e monitoramento contínuos 

Planejamentos e atenção constantes serão seu guia. Observe bem tudo, anote, compare. Uma consulta permanente a esse guia ajudará você a rever metas, preços, estratégias para aumentar suas vendas e etc. 

9 – Persuasão e rede de contatos 

Persuasão significa convencimento. A sua missão é, portanto, convencer o seu cliente de que seu trabalho é bem-feito, de que ele será bem atendido e de que você merece toda confiança. Essa atitude mostrará as vantagens de seus produtos ou serviços e convencerá o público a adquiri-los. 

10 – Independência e autoconfiança 

Ao optar por ter seu próprio empreendimento, você mostrou que gosta de ser independente, de ter autonomia. Aproveite essa qualidade para não ser influenciado facilmente. Tenha julgamento próprio na hora de tomar uma decisão. Ouça prós e contras quando achar conveniente; busque o bom senso, mas tenha firmeza em suas decisões. Afinal, a responsabilidade pelo sucesso ou não da sua empresa está em suas mãos.

Acompanhe nossa série sobre EMPREENDEDORISMO toda quarta e sexta.
Edição: Fernanda Castellucci
Postagem Anterior Próxima Postagem