A Diretoria de Ensino da Região de Avaré realizou a 3a Edição da Homenagem aos DESTAQUES DO ANO DE 2018


CLIQUE PARA MAIS FOTOS DE FERNANDA CASTELLUCCI
Conheçam (conforme texto do Cerimonial da DE de Avaré as homenagens desta edição:
"....Da Cidade de Águas de Sta. Bárbara parabenizamos
1)  A Escola “Paulo Delício” Pelo projeto: “RODA VIVA” que consiste em um “Debate Político com Convidados e Alunos do Ensino Médio” sobre temas que norteiam a sociedade, como a moral, a justiça, os direitos, os deveres, a política e acima de tudo o papel do cidadão na atual sociedade. A condução do debate foi mediada pelo professor André. Com este projeto também foi inaugurada a WebTV-Paulo Delício, um canal onde todos os projetos da Escola estão sendo armazenados, assim, por gentileza, peço que OS ALUNOS LUIZ EDUARDO E LEONARDO BATISTINI, O Professor ANDRÉ APARECIDO DA SILVA BARBOSA e as Gestoras RENATA ELISÂNGELA RIBEIRO GARCIA E ELIZETE DE ANDRADE URIAS venham receber nossa homenagem.
Da Cidade de Arandu parabenizamos
1)  A Escola “Pedro Bento Alves” pelo Projeto “INTER-VER” que consistiu na pintura dos muros da Unidade Escolar. Peço que as alunas VANESSA RICARDO DE BRITO E THARYELLE VITÓRIA, o Professor Responsável LAUDO RODRIGUES e os Gestores Leonardo Tartaglia e José Lourenço Júnior venham receber nossa homenagem;
Da Cidade de Avaré parabenizamos as Unidades Escolares
1)  A Escola “Coronel João Cruz” pelo PRIMEIRO TORNEIO DE FOGUETE chamo os alunos ANTONIO MATEUS DE ALMEIDA e ELIEDEM MARTINS DA COSTA, a professora responsável MARTA LÚCIA VILELA e as Gestoras Cláudia Simonassi e Isabel Cristina de Almeida para virem recebernossa homenagem.
2)  A escola “Dona Benê de Andrade” pelo Projeto “ESTUFA SUSTETÁVEL” – O projeto foi desenvolvido para a conscientização a respeito da sustentabilidade, conservação do planeta e dos recursos naturais. Para tanto, foi construída uma estufa com garrafas pet e estruturas de eucaliptos, com o objetivo de se reproduzir um ambiente no qual seja possível criar e manter condições ambientais favoráveis para o cultivo de plantas. Assim, peço aos alunos Giovanna Giulia Ramos e Gustavo Ribeiro da Silva, ao Professor Responsável: Rafael Rocha Cotrim, as Gestoras Luciene Alves Gomes e a Diretora da Escola Ana Maria Marques Libâneo para virem ao palco receber nossa homenagem.
3)  Escola “Dona Cota Leonel” pela FEIRA DE CIÊNCIAS, chamamos os alunos Junior Rodrigo da Silva Filho e Maria Júlia Natal Moreira, a Professora Responsável Evelise Alves Consani, e os Gestores Professor Adilson Bueno de Camargo e Diretora Maria Umbelina de Carvalho Miranda para receber nossa homenagem.
4)  Escola “Dona Maria Izabel Cruz Pimentel” pelo SARAU: declamação de poemas e exposição de colagens. A apresentação do Sarau contou com poemas de vários autores que foram escolhidos pelos próprios alunos com o auxílio da professora Sandra, após o contato com diversas produções, cada estudante escolheu a poesia que mais gostou e preparou sua apresentação, sendo que, após as apresentações os alunos partilharam de um café literário. Peço aos alunos Daniel Douglas Brito dos Santos e Jennifer Caroline Duarte, a Professora Responsável Sandra Aparecida de Almeida Lara, a Coordenadora Fabiana Schmidt Polo Cardozo e a Diretora Naila Cristina de Souza DognaniBenini venham receber nossa homenagem.
5)  Da Escola “Dr. Paulo Araújo Novaes” pelo projeto ‘ARTE NA COPA” – no qualos alunos pesquisaram e confeccionaram as bandeiras dos países com diversos tipos de materiais como: algodão, arroz, feijão, tecidos, fitas dentre outros. Assim, chamo as alunas EDMARA MOREIRA E LUANA BORGES FINOTELI, o professor responsávelMacksWellinton Domingues e os Gestores Mirian Cristina, Débora Regina e Valdenir dos Santos para receberem nossa homenagem;
6)  Escola “Matilde Vieira” pelo Projeto “Reciclar é Vida” – O projeto visa: 1º a Recolher o óleo de cozinha usado e a transformá-lo em um produto de limpeza, com custo de produção barato e que preserve o meio ambiente. 2º é Trabalhar a química orgânica no cotidiano a partir da produção do sabão e do sabonete, estudando os conceitos de polaridade, solubilidade, estequiometria e a reação de saponificação e suas respectivas funções orgânicas. Para serem homenageadas chamo as alunas Ana Júlia de Oliveira Silva representando o 3º A e Maria Gabriela Martins Rodrigues representando o 3º B, a Professora Responsável Sandra Regina Bento Alves, as gestoras Sueli Conceição Lara da Rocha e Hiléia Cristina Rossito de Oliveira.
7)  Da Escola “Padre Emílio Immos” – Pelo “Sarau “Vinícius de Moraes em Libras” que trabalharam Músicas, dança e declamação de poemas. Para homenageá-los chamo os Alunos Antonio Junior Soares e Gabriely Vitoria Firmino Teodoro, Professoras Responsáveis Raquel Leite Murbach de Língua Portuguesa e Mariane Vieira de Lima – Interlocutora de Libras, a Coordenadora Eliana Arruda Rodrigues e o Diretor Plínio Araújo Moreira da Silva.
8)  A escola “Prof. Celso Ferreira da Silva” – Pelo projeto “Soletrando” que visou incentivar e ampliar o vocabulário por meio de uma competição saudável, na qual envolveu todos os alunos na competição. Homenageamos a aluna Beyonce Brigida Bezerra Bessa, a professora responsável Gláucia Regina Rodrigues Bento e as gestoras Isabel Cristina Januário e Aline Cristiane Pereira Esposito.
9)  Da escola “Prof. ErucePaulucci” - Homenageamos pela Feira Cultural a aluna Maria Júlia Saletti Martins representando o Grêmio que muito ajudou na Feira, a Professora Mônica Ciriaco representando a equipe de Professores de 2018, as gestoras Luzia Aparecida CegarraQuintiliano e Simone Cristina da Silva Meli, peço que venham a frente receber nossa homenagem.
10)             A escola “Prof. João Teixeira de Araújo pelo Projeto Desenvolvido pela Consciência Negra no qual os alunos estudaram a cultura negra, bem como preparam atividades para a comemoração do dia da Consciência Negra, chamamos a aluna Beatriz Marques Cardozo, a Professora Responsável Líris Bastos e as Gestoras Helena Isabel Gomes e Karina Ramos Lima Silva para virem receber nossa homenagem.
11)             Para encerrar a cidade de Avaré parabenizamos, também, o CEEJA – Pelo Projeto Setembro Amarelo o qual teve como objetivo principal alertar nossos alunos sobre a quantidade de suicídios que vem acontecendo na nossa cidade recentemente, fazê-los compreender a importância da vida e a saúde mental dos mesmos. Assim, chamamos o aluno Antonio Marcos da Silveira Vaz, a Professora Responsável Aparecida Benedita Vicente e as Gestoras Flávia Fazion Novais e Edna D’arcSuman.
Da Cidade de Cerqueira César parabenizamos:
1)  A escola “Prof. José Leite Pinheiro” pelo projeto Estação por Rotação – Geometria no qual os alunos desenvolveram atividades como dominó sólido geométrico, figuras planas e espaciais, demonstraram no geoplano área e perímetro, planificação de sólidos, identificação de arestas, vértices e faces. Chamamos as alunas Olívia Rodrigues Alves dos Santos e Nicole Maria Souza da Silva, a Professora responsável Joseane Carvalho e as gestoras Elaine Novagae Daniele Cardoso Bustamante para virem até a frente receber nossa homenagem.
2)  A escola Professora Mariana Aparecida Todescato pelo projeto “Geometria e vídeo na construção do Conhecimento” que teve como ideia para a didática da aula de Geometria usar uma câmera de vídeo e trabalhá-la do mesmo ponto de vista que o aluno. Assim, a câmera fica na mesma posição que o olhar do aluno, que observa pela TV todo o procedimento. Para homenagear chamamos os alunos Lucas Flausino Portella e Lucas Soares dos Santos, o Professor Cleiton Rodrigues da Costa e as Gestoras Maristela Bodelão Rodrigues e Neiva Brusarosco.
Da cidade de Iaras Parabenizamos
1)  A escola “Dr. Avelino Aparecido Ribeiro” pelo Sarau Avelino – Romantismo e Modernismo no qual realizaram os trabalhos para a apresentação do Sarau com ensaios das declamações e dramatizações de poemas, confecção de cartazes para o “Mural do Sarau”, chamamos a professora responsável Cássia Aparecida E. Balestero e os gestores Luciana DelazariStaut e Edevaldo Antonio Brasilio para virem receber nossa homenagem, e, do Assentamento Zumbi dos Palmares homenageamos pelo Projeto “Eu planto, você cuida e o meio ambiente agradece” no qual os alunos da escola Zumbi realizaram o plantio e manutenção das mudas plantadas na escola com o objetivo de Integrar as escolas (SESI e Zumbi) para melhoria do aprendizado em Biologia, bem como, compreender os fenômenos Físicos, Químicos e Biológicos que as plantas realizam no meio ambiente. Chamamos as alunas Maria Eduarda da Silva e Vitória Maria Martins Virgíneo, o professor responsável Anderson Bacciotti, os gestores Luciana DelazariStaut e Edevaldo Antonio Brasilio para virem receber nossa homenagem.
Da cidade de Itaí, parabenizamos;
1)  A Escola Abílio Raposo Ferraz Jr pelo projeto Histórias do meu lugar sendo a leitura parte fundamental no processo educacional, resultando na construção do indivíduo e a expansão de seu conhecimento, desenvolvimento intelectual e de sua visão de mundo, fortalecendo as convicções pessoais, a capacidade de argumentação e manifestação de opiniões com utilização de um vocabulário mais rico. Imagina quando o livro é construído pelo próprio leitor! Assim, para fechar com chave de ouro o ano letivo, houve a tarde de autógrafos do livro: “Histórias do meu lugar” que foi uma coletânea de lendas urbanas. Para tanto, chamamos os alunos Marcelo Fernando de Morais representando os alunos das turmas dos sextos anos A e B e Leonardo Melo Aleksandravicius dos Santos representando os alunos das turmas da Primeira Série C e Terceiro Série A, a Professora Shirlei Aparecida Costa Fogaça, e as gestoras Cláudia Cristina de Oliveira e Kátia Ramos para virem receber nossa homenagem.
2)  A escola “João Michelim” – pelo Projeto “Gravidez na Adolescência” o qual teve o objetivo de orientar os alunos da importância de se prevenir uma gravidez indesejada e apresentar os principais métodos contraceptivos, desta forma, chamamos os alunos Adriele Aparecida Lemes e Cláudio Henrique Barbosa de Oliveira, os professores responsáveis Erica Cristina de Lima Santos e Márcia Aparecida dos Santos Francisco e as gestoras Simone de Oliveira Almeida e Tânia Queiroz para receberem nossa homenagem.
3)  Da escola “Profª. Sandra Aparecida de Araujo” – Pelo projeto Eu reciclo, eu visto! No qual os alunos dos Sétimos Anos A, B, C e D do ensino fundamental realizaram a confecção de peças de roupas, estimulando a criatividade e também o protagonismo juvenil. Assim, chamamos o aluno Caio José Laurindo Januário, a professora Michelle Regina da Costa e os Gestores Carlos Rosa e Natália Costa para virem receber nossa homenagem.
Da cidade de Taquarituba parabenizamos;
1)  A escola “José Penna” pelo Grupo de Dança da E. E. José Penna – pela apresentação coreográfica da música Believe. Chamamos os alunos Amanda Siqueira Alves, Gabrielly Cristina R. de Oliveira, Iris Rodrigues, Maria Eduarda Ferreira, Alisson Brisola e Esther Delmadi Camargo, a professora Valéria Vaz Gabriel, e as gestoras Jacqueline IgnáciaSechler e Roberta Valéria de Oliveira Pereira para virem receber nossa homenagem.
2)  A escola “Prof. Guido Dias de Almeida” – pela “Feira das Profissões” a qual foi desenvolvida como uma das ações do MMR da escola e foi realizada com o intuito de resolver o problema de “Alto índice de reprovação por nota - Ensino Médio. Homenageamos os alunos Ingryd de Oliveira Trench Silveira Martini e João Victor de Araujo Pereira, a Professora Priscila Cristina Camargo Lisboae as gestoras Arilda Virgínia de Almeida e Rosimeri Bérgamo Simões, por favor venham até o palco receber nossa homenagem.
3)  A Escola “Professor Dimas Mozart e Silva” – pelo empenho do Grêmio Estudantil “Reich da Verdade” o qual vem representando muito bem os  interesses dos alunos da unidade sempre auxiliando nas atividades, em todos os projetos da escola, preparando gincanas, colaborando com o SustentAção, auxiliando nos eventos, promovendo suas reuniões semanais, organizando grupos de estudo, palestras diversas, torneios esportivos, desfiles, e, voluntários na Escola da Família. Incentivando e promovendo o Protagonismo Juvenil,sempre direcionando suas ações para o desenvolvimento educacional, cultural e esportivo dos alunos. Para vir receber nossa homenagem chamamos os alunos Rafael Ferreira De Oliveira e Vinicius Henrique De Almeida Silva, o Professor responsável Vinicius Marcelo Lourenço e as gestoras Maria José de Oliveira;
4)  Da E.E. “Dr. José Pires de Carvalho” Pelo Projeto: "Consumismo e os jovens no século XXI” – o qual teve como objetivo conscientizar os jovens estudantes a economizar e não se impulsionar aos apelos da mídia e facilidade de financiamentos devido aos problemas socioeconômico do país e apoiar o consumo sustentável, sendo que consumir com responsabilidade deve ser o pensamento da humanidade do século XXI. Chamamos as alunas Ana Julia Lopes e Ana Julia Ramos, a professora responsável Maria Ap. De Andrade Okumura, as gestoras Flávia Andréa de Almeida Carvalho e MaralinaDognani da Silva para virem a frente receber nossa homenagem;
5)  A E.E. “Prof. José Aparecido Castelucci” – Homenageamos o Projeto Autores Geográficos - Literatura Brasileira e seus cenários que visou despertar no aluno a vontade de conhecer, ler e interpretar lugares por meio da leitura, compreensão e ilustração, com leituras de grandes autores brasileiros. Para tanto chamamos as alunas Marina Tamara da Silva e Mirela Lopes Amaral, a Professora Responsável Isis Gonçalves Botelho, e a gestora Soraya Cristiane Lamarca.
Homenageamos, agora, os ganhadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conhecida como OBA realizada em 2018.
Sendo que a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica,é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira e tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando um mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.
Peço que nossa Dirigente Regional de Ensino venha até a frente entregar a homenagem aos alunos medalhistas, que são:
Da escola “Dr. José Pires de Carvalho” por ganhar a medalha de Bronze nas Olimpíadas de Astronomia, chamamos os alunos Leonardo Henrique Lopes de Oliveira e Brayan Felipe de Souza Leite juntamente com a professora responsável Ozita Lopes de Almeida para que venham até a frente receber nossa homenagem;
Da Escola “Dr. Paulo Araújo Novaes” por ganhar a medalha de Bronze chamamos a aluna Ana Carolina Morins Cruz para vir receber nossa homenagem e a professora Marcia Reis;
Da Escola “Matilde Vieira” por ganhar a medalha de Bronze chamamos o aluno Pedro Manoel Ferreira juntamente com a Professora responsável Maria Alice Lara para virem receber nossa homenagem;
Da Escola Dona Benê de Andrade por ganhar a Medalha de Prata chamamos a aluna CamileMiyuki Gonçalves Sakai e a professora responsável Gisele Claro SorboSarto para virem até o palco receber nossa homenagem.
Escola Professor Guido Dias de Almeida por ganhar a medalha de Ouro chamamos o aluno Alexandre José Gomes Ribeiro e Hiago Henrique Pires Diaspara virem receber nossa homenagem.
Da Escola Professor José Leite Pinheiro por ganharem a medalha de Ouro chamamos os alunos Júlia Beatriz Aparecida Silva e Marcos Alexandre de Oliveira Limapara virem receber nossa homenagem;
Premiados da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2017. Esta Olimpíada é considerada a maior Olimpíada de Matemática do mundo em número de inscritos.
Da escola “Paulo Delício” – pela conquista da medalha de Bronze chamamos a aluna Tainá de Souza Rocha e a professora responsável Fernanda Lima para virem receber nossa homenagem;
Da escola “Pedro Bento Alves” – Pela conquista da medalha de Bronze chamamos o Professor Responsável Leonardo Tartaglia Filho para vir receber nossa homenagem em nome do aluno Leonardo de Moura;
Da escola “Professora Sandra Aparecida de Araújo” pela conquista da medalha de Bronze chamamos a aluna Letícia Rabelo Nunes;
Da Escola “Matilde Vieira” pela conquista da medalha de Prata chamamos o aluno João Pedro de Oliveira Paulino para vir receber nossa homenagem e o professor responsável Miguel AntonioGianottiBaronetto;
Da Escola “José Penna” pela conquista da medalha de Bronze chamamos o aluno Pablo Henrique de Almeida e a responsável Fúlvia Dias dos Santos, e, pela conquista da medalha de Prata chamamos o aluno Tomas João Paraíba Benedicto e a professora responsável Suzamara Aparecida da Silva para virem receber nossa homenagem;
Da Escola “Professor Guido Dias de Almeida” pela conquista da medalha deBronze chamamos o aluno Alexandre José Gomes Ribeiro e a professora responsável Jaqueline Schimidt de Freitas Soares e pela conquista da medalha de Prata chamamos o aluno Felipe Forti Santos e a professora responsável Aparecida Edna Garcia Palma para virem receber nossa homenagem;
Da Escola João Michelin pela conquista da medalha de ouro chamamos a Professora Responsável Gracineide Vital Mendonça para que venha receber nossa homenagem em nome do aluno Edisson Humberto BarbativaMutillo e pela conquista da medalha de Bronze chamamos a Professora Responsável Luciane da Costa Tito para receber em nome do aluno Gabriel Benedito Jovelli nossa homenagem;
 Premiados no JEESP
Os Jogos Escolares das Escolas Estaduais de São Paulo têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para participar dos programas "Bolsa Talento Esportivo" e "Centro de Excelência Esportiva", além de fomentar o desporto escolar no Estado de São Paulo. Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são destinados às representações das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Pública Municipal e Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais, sendo que cada Unidade Escolar poderia se fazer representar por equipe e/ou alunos em conformidade com regulamento específico de cada modalidade.
Escola “Dr. Paulo Araújo Novaes” pela conquista do 4º Lugar no Estado de São Paulo pela modalidade Basquete Feminino categoria Mirim, chamamos a professora responsável Adriana Lopes da Fonseca e o capitã da Equipe Ana Julia Sales, para virem receber nossa homenagem.
Escola “Dr. Paulo Araújo Novaes”, homenageamos pela conquista da medalha de Bronze a Equipe do Basquete Masculino Categoria Mirim, pedimos que a professora responsável a Adriana Lopes da Fonseca e o capitão da equipe Marcos Paulo da Silva Menezes venham receber nossa homenagem
Escola “Dr. Paulo Araújo Novaes” parabenizamos pela medalha de Bronze a equipe de Basquete Feminino categoria infantil pela conquista, pedimos que a capitã da equipe Maria Luiza Reis e a professora Adriana Lopes da Fonseca venham receber nossa homenagem;
Escola “Professor Dimas Mozart e Silva” parabenizamos a Equipe de Voleibol Masculino categoria infantil pela conquista da medalha de Prata, pedimos que a professora responsável Maria Flávia Ferreira e o Capitão do time o aluno Mateus Aparecido Barbieri Bettim venham receber nossa homenagem.
Escola “Pedro Bento Alves” homenageamos a Equipe de Damas Masculino Categoria Infantil pela conquista da medalha de Ouro, sendo campeões dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo na modalidade, peço que o professor responsável Leonardo Tartaglia e o Capitão da equipe Pedro Henrique Ferreira Santana venham receber nossa homenagem. 
(FeCEESP) - Homenagem aos alunos da escola Professor Dimas Mozart e Silva que foram classificados para a Fase II – Estadual na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) 2018 que é uma ação pedagógica, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEESP) com objetivo de estimular e promover a formação de estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza e Humanas, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica. Essa proposta possui em seu cerne as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo e Base Nacional Comum Curricular juntamente com as concepções, os projetos e as ações formativas sobre o Ensino por Investigação, realizadas pelas Equipes Curriculares da Área de Ciências da Natureza e Humanas do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das 91 Diretorias de Ensino (DE), para tanto chamamos os alunos Matheus Donizete de Oliveira e Giovana Linda Miranda de Oliveira e a professora responsável Viviane Cristina da Silva Ramos para virem a frente receber nossa Homenagem.
Destaques dos Desafios Matemáticos/2018que visa estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático, nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por meio de uma atividade motivadora inserida em um contexto significativo e que permita potenciar o desenvolvimento das habilidades cognitivas estruturantes, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos em situações colaborativas. Atingiram Classificação a nível estadual entre os 10 desafios melhores em sua categoria. Da escola Dr. Avelino Aparecido Ribeiro a Professora: Keli Cristina Basseto e os alunos Guilherme Jesus de Oliveira, Murilo Amorim Dias e Paulo Ricardo da Costa Santos para virem receber nossa homenagem.
ESCOLA “Prof. Dimas Mozart e Silva”, localizada no Município da Taquarituba/SP pelo sucesso e benfeitorias obtidas por meio do Prêmio Zayed de Energia do Futuro promovido pelo governo dos Emirados Árabes Unidos que reconhece e premia a excelência em energia renovável e sustentabilidade. Para tanto, chamamos a Professora Viviane Cristina Silva Ramos e os alunos Rafael Ferreira de Oliveira e Luiz Fernando Gonçalves de Souza para nos apresentar todas as conquistas e sucessos obtidos para escola e as experiências resultantes do projeto.
HOMENAGEADOS no IDESP 2018 no ensino fundamental e no ensino médio das escolas jurisdicionadas por esta Diretoria de ensino.
Escola Estadual João Michelinque no ensino fundamental atingiu o maior índice de nossa Diretoria de ensinoobtendo a média de 4,16 nesse segmento, para tanto pedimos que a Diretoria Tânia Queiroz venha receber nossa homenagem.
Escola Estadual Professor José Aparecido Castelucci que no ensino médio atingiu o maior índice de nossa Diretoria obtendo a média de 3,63 nesse segmento, para tanto pedimos que a Diretoria Soraya venha receber nossa homenagem."
O texto acima é como dito a fala do Cerimonial da Homenagem.