OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

PROGRAMA DE NEGÓCIOS - O mundo mudou! Inovar é preciso



Você já reparou que, de uns tempos para cá, muitas coisas mudaram no comércio? Antigamente, livraria só vendia livros e revistas. Hoje, alguns desses estabelecimentos se transformaram em verdadeiras lojas de conveniência, oferecendo cafés, lanches, sucos, refrigerantes, salgadinhos, mas afinal o que aconteceu? 

Todas essas mudanças são resultados de estudos de marketing. 

Os profissionais de marketing passaram a perceber que um ponto de venda é fundamental para o sucesso dos negócios. 

Se uma pessoa vai a livraria comprar um livro, por que não vender alguns petiscos e uma bebida para acompanhar? Afinal, ela pode passar um bom tempo folheando publicações, escolhendo discos, etc. E, se a família toda vai ao supermercado, uma seção dedicada a roupas infantis, sapatos e eletroeletrônicos ajuda os pais a comprarem tudo em um só lugar, evitando deslocamento e perda de tempo. 

Tudo isso são facilidades que fazem com que as pessoas escolham comprar sempre no mesmo lugar, tornando-se assim consumidoras fiéis, porque sentem que a loja, ou o prestador de serviços, se importa com seu conforto, ou seja, oferece-lhes facilidades para suas vidas na hora de adquirir algum produto ou serviço. 

Outra mudança importante das últimas duas décadas é o fenômeno da globalização. Com o avanço das telecomunicações, internet, transportes etc., a economia tem se tornado um sistema integrado. Isso permitiu que empresas norte-americanas colocassem fábrica na China e que a Índia, por exemplo, se tornasse um fornecedor de serviços de telemarketing para diversos países de língua inglesa. 

E o que dizer da internet? 

A internet mudou completamente o comportamento das pessoas. Em menos de um hora, você pode visitar dezenas de sites de magazines ou lojas especializadas, ter mais informações sobre a bicicleta que deseja e, só então, ir até a loja para efetuar a compra ou adquiri-la pela própria internet, recebendo o produto em casa.

Acompanhe nossa série sobre EMPREENDEDORISMO toda quarta e sexta.
Edição: Fernanda Castellucci
Postagem Anterior Próxima Postagem