OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

PROGRAMA DE NEGÓCIOS - Atendimento ao cliente, o que é um cliente?



Atendimento ao cliente 

O que é um cliente? 

A palavra cliente vem da expressão “clien + entis”, do latim, que significa “protegido de um patrono”. Na Roma antiga, clientes eram indivíduos – muitas vezes escravos – que dependiam de uma pessoa livre (o patrono) e eram protegidos por ela. Ao longo da história, a palavra ganhou outros significados. Cliente também passou a ser aquele que frequenta o mesmo lugar que outras pessoas. 

Um conceito mais moderno diz que cliente é aquele que aguarda uma ação de alguém referente a um serviço ou produto. É, portanto, quem espera algo de você. A definição mais popular descreve o cliente como a pessoa que consome produtos e serviços de determinado estabelecimento ou organização empresarial. 

Tipos de clientes 

Na maioria das vezes, quando mencionamos atendimento ao cliente, pensamos em relacionamentos diretos com o consumidor final. No entanto, há diferenças que vão influenciar na forma como você vai conduzir seu empreendimento. Clientes podem ser pessoas físicas (indivíduos comuns) ou pessoas jurídicas (empresas, organizações, instituições, governo). 

Clientes do tipo pessoa física, que consomem a maioria dos bens e serviços produzidos, tendem a tomar decisões na hora da compra com base em fatores emocionais: o bem-estar proporcionado pelo local, o tratamento a eles dispensado, o encantamento e a eficiência dos produtos ou serviços que desejam. É preciso estar atento a todos os detalhes, porque um deslize pode significar a perda de um cliente. 

Já as pessoas jurídicas possuem critérios mais objetivos, mais diretos. 

As compras levam em conta a relação custo-benefício; por isso mesmo, elas são mais planejadas. É necessário que você esteja com a documentação da sua empresa em ordem, pois deverá emitir nota fiscal, apresentar orçamento mais detalhados e ter um atendimento que preze pela boa e completa informação sobre o que está sendo oferecido. Antes de decidir por comprar produtos ou serviços da sua empresa, esse cliente pessoa jurídica certamente fará comparações com as condições oferecidas por seus concorrentes.


Acompanhe nossa série sobre EMPREENDEDORISMO toda quarta e sexta.
Edição: Fernanda Castellucci
Postagem Anterior Próxima Postagem