A identificação oficial do profissional do Artesanato se dá através da emissão da Carteira da SUTACO que é emitida após avaliação técnica onde se assegura que o oficio do profissional esteja de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Paulista e as normas estabelecidas na Legislação. VEJA ABAIXO↙

↘O artigo 1º da Lei Federal nº 13.180 de 22 de outubro de 2015 define quem é artesã/artesão no Brasil: “Art. 1o Artesão é toda pessoa física que desempenha suas atividades profissionais de forma individual, associada ou cooperativada. Parágrafo único. A profissão de artesão presume o exercício de atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos, desde que visem a assegurar qualidade, segurança e, quando couber, observância às normas oficiais aplicáveis ao produto.”

CONHEÇA A LEI NA INTEGRA CLIQUE AQUI

Cadastramento

Para obter a Carteira da Sutaco a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza o serviço de cadastramento, bastando agendamento diretamente na sede da Secretaria No Caic – Centro Avareense de Integração Cultural, fone 14 37325057 com Thais..

O que é a Sutaco
.
Inicialmente criada como uma Autarquia (29/05/1970) a SUTACO hoje é a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades integrando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Marca do Artesanato Paulista reconhecida no País e no exterior, também coordena o Programa do Artesanato Brasileiro no Estado de São Paulo.