“Estação Primeira Infância” para as crianças desenvolverem cidadania

ITAPETININGA
A gestão Simone Marquetto inaugurou a Estação Primeira Infância, no Largo dos Amores, região central de Itapetininga.  A intenção, segundo a prefeita, é oferecer uma minicidade para as crianças desenvolverem cidadania, como noções de trânsito, leitura de livros, brincadeiras lúdicas e cultura. Um novo arranjo arquitetônico foi planejado para que a criança retornasse para a praça. “As crianças passam a ser as protagonistas deste espaço público, que está no centro histórico da cidade”, enfatizou a chefe do Executivo.
 Esteve presente na entrega o Secretário Nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Jean Carlos Pejo. O secretário considerou positiva ação da administração. “Em cada estação está a possibilidade de uma vida melhor. A estação representa o início e a chegada de nossa viagem, de nossa jornada. Uma cidade feliz é aquela que possui boa mobilidade para pedestres, ciclistas e motoristas. As crianças aprenderão sobre o trânsito desde pequeno. O projeto implantado deixa a cidade mais bonita e mais feliz”, afirmou Pejo.
Também estiveram presentes o Diretor da DRADS – Diretoria Regional da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Luciano Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, vereador Itamar Martins, além de vereadores, secretários municipais, empresários, representantes de associações e comunidades. O evento contou com uma intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Cada criança pôde levar sua bicicleta e percorrer a minipista de ciclovia de 80 m de extensão. No local, foi instalado um semáforo, com acessibilidade para deficientes visuais, que funciona quando os pequenos acionam o botão por três segundos. Após esse tempo, é reproduzida uma mensagem de travessia durante o sinal verde e o vermelho. Neste trecho, a administração quer formar motoristas e pedestres responsáveis e ajudar, no futuro, na redução no número de acidentes e vítimas fatais.
Na praça, foram instaladas placas de sinalização e pintadas as faixas de pedestres. No local, as vagas especiais para estacionamento de Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas com Transtorno Espectro Autismo (TEA) também foram identificadas. “Queremos com esta iniciativa que os motoristas respeitem as vagas de trânsito destinadas a este público. Desde pequeno, a criança já aprende a respeitar a importância da faixa de pedestres que garante maior segurança.”, disse Simone Marquetto.
Quatro Estações
Três bicicletários foram colocados no Largo dos Amores, com capacidade de cinco bicicletas para cada um. Quem parar de pedalar, poderá seguir para as estações que são: Estação Cultura, Estação Jogos, Estação Leitura e Estação Diversão.
Na Estação Diversão, colocada embaixo do pergolado, as crianças contam com um playground para brincar. Foi pintada amarelinha no chão, caracol, mesas de tabuleiros e bancos para que as crianças joguem dominó, damas ou xadrez e instalado um escorregador. “Com essas brincadeiras lúdicas, as crianças poderão conhecer e saber mais dos jogos que fazem parte da história de seus pais e avós. Haverá maior integração familiar”, contou a prefeita Simone Marquetto. Nesse espaço, há uma horta vertical para as crianças e as famílias aprenderem a cultivar plantas e flores.
Dentro do Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”, funciona a Estação Cultura, com exposições voltadas ao público mirim. “Além de todo o acervo que já está guardado em um dos prédios mais históricos de Itapetininga, que foi inclusive sede da prefeitura”, relembrou a prefeita Simone. Ainda no Centro Cultural e Histórico, a Estação Jogos, onde as crianças podem aproveitar horas de lazer, por meio de atividades recreativas.
Também está disponível a Estação Leitura, que tem o “Ônibus Biblioteca Itinerante”, com mais de 1.000 títulos, além de histórias em quadrinhos, com o objetivo de aproximar os pequenos ao mundo da literatura, com gravuras, leituras e conhecimento. “Quando mais cedo uma criança se interessa pelos livros, maior será sua facilidade no ensino”, explicou a prefeita que também é pedagoga e formada em Relações Públicas e Jornalismo.
Aberta todos os dias
A Estação Primeira Infância funcionará todos os dias da semana com estrutura permanente no Largo dos Amores. É um trabalho multidisciplinar, que envolve as pastas da Educação, Cultura e Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Trânsito e Cidadania, Serviços Públicos, Promoção Social, Fundo Social, Meio Ambiente e Saúde. A ideia de implantar o projeto partiu da própria prefeita Simone Marquetto após participar do Seminário Internacional da Primeira Infância, ocorrido em março deste ano, em Brasília. “O melhor investimento para desenvolver uma nação é por meio da criança. É o que estamos sempre levando para nossos pequenos de Itapetininga. Esta é uma forma de olharmos nossas crianças como cidadãos e não como simples acompanhantes de seus pais”, finalizou Simone.

INSTAGRAM

Copyright © REDE GUMA. Designed