Equipe Doutorlhaços abre inscrição para escola de formação de novos doutores



Você já pensou em ser um palhaço hospitalar? Já imaginou como é levar alegria e boas risadas para pessoas que muitas vezes estão passando por um momento difícil na vida? Essa é missão da equipe Doutorlhaços de Avaré que há 11 anos levam às pacientes novas maneiras de olhar para a vida e descobrir que sempre há algo de bom para ser celebrado. Atualmente a equipe conta com 30 voluntários e no próximo dia 3 julho dará início à nova turma de formação de “besteirologistas”. 

O projeto tem a frente à coordenação GERAL da veterinária Luciana Carozzi e que informou que os pedidos para a abertura de novas turmas são constantes e por isso o treinamento que seria realizado em agosto foi antecipado. 

“Nós recebemos diversas mensagens e muita gente quer fazer parte do projeto. É uma felicidade enorme saber que tantas pessoas estão dispostas a se doar pelo próximo e principalmente exercer o voluntariado”, disse. 

Luciana também ressaltou que após as inscrições será realizado um treinamento de OITO semanas com todos aqueles que manifestaram interesse e que esse período é necessário para que sejam esclarecidas dúvidas e as devidas orientações necessárias para realização do trabalho em um ambiente hospitalar. 

Nós chamamos de “Escola de Doutores” porque é um treinamento intenso e de preparação para esses VOLUNTÁRIOS. É preciso levar em consideração que atuamos dentro de um hospital, temos regras para respeitar e principalmente, porque lidamos com situações delicadas como a dor, o medo, a tristeza e as incertezas”, disse Luciana. 

De acordo com a coordenadora durante as oito semanas serão abordados assuntos como – O olhar do palhaço, higiene e saúde, trabalho em equipe, o improviso, o arquétipo do palhaço, dor e tristeza, arte terapia entre outros tópicos importantes. 

Iniciado no ano de 2008, o projeto Doutorlhaços surgiu através de um interesse em comum de algumas pessoas envolvidas com a arte do teatro, dança e música. A vontade de fazer algo que transformasse o olhar das pessoas a respeito delas mesmas e das suas situações. Hoje o projeto conta com um grupo que possui talentos diversos e já bastante aperfeiçoados, além de outros que ainda estão por descobrir. 

Atualmente os 30 voluntários são divididos em equipes e realizam semanalmente o trabalho de doutores BESTEIROLOGISTAS na Santa Casa de Avaré. 

“Nós atuamos na cidade de Avaré, mas quando surge alguma oportunidade acabamos realizando o trabalho em cidades vizinhas também, como recentemente estivemos no Hospital das Clínicas em Botucatu, juntamente com os integrantes do Projeto Por Amor. Também realizamos visita em asilos e casas de repouso locais sempre com o objetivo de transformar o ambiente por onde passamos”. 

Em relação ao voluntariado, Luciana ressalta que é algo sentido de dentro para fora e que a gratidão é poder despertar a esperança mesmo em meio a momentos tão difíceis. 

“Eu acredito que cada um que faz parte da equipe Doutorlhaços atualmente tem uma missão para cumprir e poder unir tanta gente em busca de fazer algo tão especial, tão sério e profundo só demonstra o quanto o desejo de se doar está presente dentro do coração do seu humano. Só precisamos de um passo para que esse desejo seja despertado e multiplicado”. 

Luciana concluiu dizendo que está muito feliz com os resultados positivos do projeto e com o interesse de tanta gente em fazer parte DA EQUIPE: 

“Nós somos veterinários, professores, funcionários públicos, jornalistas, psicólogos, vendedores, músicos, entre tantas outras profissões, mas, acima de tudo, somos humanos com sede de vida, com vontade de ajudar o próximo e principalmente transformar o mundo em que a gente vive. Estamos ansiosos para conhecer os novos doutores e para dar início a essa nova escola dos Doutorlhaços”, concluiu Luciana. 


Serviço: Para quem quiser fazer parte do projeto é necessário enviar nome completo e telefone através das redes sociais da equipe Doutorlhaços no Facebook e Instagram, ou também solicitar informações através dos voluntários do projeto.


ISTAGRAM - @DOUTORLHACOS

Jornalismo Paulista FM – Natalia Lemos

INSTAGRAM

Copyright © REDE GUMA. Designed