Com as presenças do Delegado Geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes, e do Diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior – Deinter 7 – Sorocaba, Delegado Osmar Guimarães Júnior, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, dia 17 de junho, a nova Delegacia de Polícia de Taquarituba, localizada no centro da cidade.
O evento teve início com a apresentação das autoridades. Além do chefe máximo da Polícia Civil no Estado e na região de Sorocaba, foram convidados para ocupar a mesa de honra o Delegado Seccional de Polícia de Avaré, Rubens César Garcia Jorge, o prefeito de Taquarituba José Clóvis de Almeida, o Diretor do Deinter 4 – Bauru, Delegado Marcos Buarraj Mourão e a Delegada de Polícia do município, Camila Rosa Alves.

Anfitriã da solenidade, a Delegada Camila foi a primeira a discursar. Ela agradeceu a todos os envolvidos na obra que propiciou uma nova sede para os policiais da cidade. Logo em seguida, fez uso da palavra o Delegado Rubens César que, de igual forma, enalteceu aqueles que direta ou indiretamente batalharam pela reforma e ampliação da Delegacia. Ele classificou seu antecessor na Seccional de Avaré, Delegado Jorge Cardoso de Oliveira, e a equipe do setor de finanças da unidade, como “um dos principais responsáveis pela concretização da obra”.
Rubens também agradeceu a presença do Delegado Geral e lembrou a época em que o agora chefe da Polícia Civil, enquanto Delegado do DEIC, o auxiliava a respeito de investigações contra organizações criminosas. “Fui Delegado da DIG de Avaré por onze anos e não foram poucas as vezes que o Ruy Fontes me auxiliou”, disse.
Já o Delegado Osmar Guimarães Júnior destacou que o imóvel inaugurado é motivo de orgulho para Taquarituba e todos os seus cidadãos, que agora têm um prédio aconchegante e ao mesmo tempo moderno. Na mesma linha de raciocínio, o prefeito de Taquarituba José Clóvis de Almeida elogiou o prédio e ressaltou o trabalho de dezenas de pessoas que foram fundamentais para a concretização da obra, entre elas o seu antecessor Miderson Zanello Milleo. Ele frisou que o empenho das lideranças políticas foi primordial para a retomada do projeto quando de sua paralização, em virtude da falência da primeira empresa contratada. “Fizemos gestões junto aos órgãos competentes e a políticos do alto escalão do governo. Esse trabalho nos ajudou a retomar os investimentos que já haviam sido destinados para a construção. Felizmente hoje podemos entregar essa moderna delegacia ao povo de Taquarituba”, disse
Por último, o Delegado Geral Ruy Ferraz Fontes expressou sua satisfação em poder participar da inauguração da nova Delegacia de Taquarituba. Destacou que Administração está empenhada não só em construir e reformar unidades policiais em todo o Estado de São Paulo, mas também empreender esforços para repor o defasado quadro de servidores. Disse também que a Polícia Civil está passando por um processo que resultará na modernização de seus procedimentos. “Essas mudanças, tenham absoluta certeza, implicarão na melhoria do atendimento à população, que será mais dinâmico de um modo geral”, ressaltou.
Logo após os pronunciamentos deu-se o descerramento da placa de inauguração. Depois, Delegado Ruy Ferraz Fontes e sua comitiva foram até a Delegacia de Taguaí, unidade policial onde o Delegado Geral iniciou a carreira. Na ocasião, foi recepcionado pelos funcionários, entre eles um remanescente da época, o escrivão Octávio Augusto Bertoli.
Modernas instalações: Embora a Polícia Civil de Taquarituba já venha atendendo a população nas novas instalações desde o final do ano passado, a solenidade marcou simbólica e oficialmente a abertura da unidade policial. O espaço foi completamente reformulado, ganhou novas salas com ar condicionado para escrivães, investigadores e demais funcionários. O gabinete da autoridade policial foi remodelado e ganhou espaços adequados para a realização dos procedimentos de Polícia Judiciária. Também foram adquiridas peças novas de mobiliário e equipamentos de trabalho, como computadores e impressoras. As viaturas e veículos dos servidores ganharam uma ampla garagem. A unidade agora também conta com amplo cômodo para arquivo bem como um almoxarifado. Um dos pontos altos da construção, entretanto, foi o espaço dedicado ao Plantão Policial, que ficou em um local de destaque e mais aconchegante para atendimento aos contribuintes. Outra novidade foi a construção de um anfiteatro moderno, com capacidade para acomodar oitenta pessoas sentadas.
Segundo dados da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, o Governo Estadual investiu o total de R$ 1.653.182,67 na obra de reforma e ampliação da Delegacia de Taquarituba. A quantia não inclui o total gasto como mobiliário e equipamentos.
A unidade policial atenderá uma população de aproximadamente 28 mil habitantes, número que inclui as populações de Taquarituba e Coronel Macedo, tendo em vista que as ocorrências havidas neste último município, distante cerca de 20 quilômetros, também são registradas na nova Delegacia durante a semana (no período noturno), aos sábados, domingos e feriados.
Compõem a equipe da Delegacia de Taquarituba uma autoridade policial, 02 escrivães, 03 investigadores, 07 agentes policiais e uma auxiliar de serviço. (da assessoria da Policia Civil de Avaré)