OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

TAQUARITUBENSE, BIÓGRAFO DE SANTO ANTONIO, REALIZA NOITE DE AUTÓGRAFOS EM SP

Edison Veiga participou de um bate-papo e autografou seu livro, "Santo Antonio" na noite de terça feira dia 7 de Fevereiro de 2023, na Livraria da Vila, na Vila Madalena em São Paulo.

Com base em pesquisas e viagens, Edison Veiga reconstrói a história do santo mais querido do Brasil, Santo Antônio, cujo nome de batismo era Fernando, nasceu em Lisboa, viveu por muito tempo em Pádua e ganhou fama como casamenteiro. 

 JORNAL DO GUMA

Fonte ArteCult 

Da religião ao folclore, Santo Antônio é parte da cultura e da história brasileira. Nas simpatias populares, dependurar a imagem de cabeça para baixo, fazer novenas ou propagar correntes são algumas das estratégias para conseguir um apoio daquele que é considerado o santo casamenteiro. Outro papel milagreiro atribuído a ele é o de ajudar a encontrar coisas perdidas. Apesar de Santo Antônio povoar o imaginário e a fé dos brasileiros, pouco se sabe sobre sua trajetória. O fato de ele ter vivido há oitocentos anos e a ausência de documentação de época para muitos dos relatos contribuem para que história e lenda se misturem e tornem árdua a tarefa de uma biografia com esta.

Com a missão de buscar evidências para contar a versão mais próxima da verdadeira de quem foi o religioso, Edison Veiga realizou viagens e longas pesquisas. O resultado está em Santo Antônio, livro que chega às lojas pela Editora Planeta. Nascido em Lisboa, Portugal, em uma família pertencente à elite, o santo foi batizado com o nome Fernando, identificou a vocação religiosa, realizou missão no Marrocos, percorreu boa parte da Itália em seus trabalhos missionários, foi enviado à França para converter hereges e escolheu passar o fim da vida em Pádua. Após sua morte, em menos de um ano, ele foi reconhecido oficialmente como santo pela Igreja, após a análise de 53 milagres.

Na obra, o jornalista reconstrói a trajetória do religioso, apresentando como ele se tornou Santo Antônio, detalhes de seus milagres e como surgiu sua fama popular como casamenteiro. O autor também revela curiosidades como as patentes militares – com direito a salários – e os títulos honoríficos recebidos pelo religioso e como foi o processo de reconstituição tridimensional facial a partir dos restos mortais do santo – trabalho este realizado por um brasileiro.

SOBRE O AUTOR

Nascido em 1984 na cidade de Taquarituba (SP), o escritor e jornalista Edison Veiga trabalhou na revista Veja São Paulo e no jornal O Estado de S. Paulo. A partir de 2018, passou a colaborar com veículos como Deutsche Welle, BBC, Radio France Internationale, Vice, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, UOL, entre outros. Além deste, já publicou sete livros. Atualmente mora em Bled, na Eslovênia.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Santo Antônio – A história do intelectual português que se chamava Fernando, quase morreu na África, pregou por toda a Itália, ganhou fama de casamenteiro e se tornou o santo mais querido do Brasil

---

Edison Veiga, natural de Taquarituba, filho de Edison Veiga e Rose Castellucci, concede entrevista falando sobre a biografia de Santo Antonio. O Jornalista que começou sua carreira em jornal de Taquarituba e também trabalhou com seu tio Guma Castellucci no Jornal O Taquari, passou pela Revista Veja, Jornal O Estado de São Paulo e hoje mora na Eslovênia na cidade de Bled.
 

DE EDISON

No domingo (24/01/2021),  conversei com o pesquisador e escritor Paulo Rezzutti em seu famoso canal no YouTube 🔺
É aquilo que chamam de live. Mas, em tempos pandêmicos (fique em casa sempre que possível, vacine-se assim que chegar sua vez, não acredite em lunáticos nem em pandemônios, proteja-se e proteja a coletividade!), vai valer como um evento de lançamento de livro.
Chega às livrarias nos próximos dias minha nova obra: "Santo Antônio - A história do intelectual português que se chamava Fernando, quase morreu na África, pregou por toda a Itália, ganhou fama de casamenteiro e se tornou o santo mais querido do Brasil" (o livro está em pré-venda neste link: https://amzn.to/3npXnX8). A biografia é resultado de pesquisas e muitas andanças, sobretudo pela Itália, onde vivi por um ano.
No bate-papo com o Rezzutti, devemos contar algumas curiosidades como o fato de Antônio ter sido sepultado duas vezes (em meio a muita confusão) e como ele, que em vida era absolutamente contrário ao uso de armas, acabou ganhando postumamente patentes militares (com direito até a salário) em Portugal e no Brasil.
O dono do canal também está me pilhando para falarmos de outras coisas, como a exumação dos restos mortais da família imperial brasileira, o bucólico cotidiano da Eslovênia, os queijos da Mariana Veiga

 

www.youtube.com/theveigas

 

a rota transiberiana e como foi que consegui meu diploma universitário. Vamos ver se avançamos com algum lastro de seriedade sobre todos esses pontos.
Como já estou cansado de colecionar fracassos, decidimos (em comum acordo com a Planeta de Livros Brasil) que a live vai ter sorteio de livros -- não tenho ideia como isso vai ser feito, reclamações no guichê do Paulo Rezzutti, por obséquio.
Então é isso. Por favor apareça! E não faça pergunta difícil!
  • AINDA SOBRE O LIVRO
Edison Veiga em entrevista com equipe do Bom Dia Feira em 2019

MATÉRIA FOI AO AR EM 24/01/2021

Postagem Anterior Próxima Postagem