Crédito: Reprodução/cvv.org.brO material produzido pelo CVV foi disponibilizado gratuitamente


O suicídio entre adolescentes e jovens é uma questão séria de saúde no Brasil. Assim, é preciso falar sobre o assunto. Pensando em reduzir os crescentes índices desse tipo de ocorrência entre pessoas de 14 a 24 anos de idade, o CVV lançou três séries de vídeos com informações sobre o tema.

O material é livre e gratuito. E conta com o apoio da Unicef.

Por sinal, a ideia desses vídeos é fomentar o diálogo aberto e livre de tabus. Cada série foca um público específico.

A primeira é composta por seis vídeos de um minuto cada um. São direcionados para os jovens. Assim, apresentam depoimentos em primeira pessoa sobre problemas característicos dessa faixa etária que podem comprometer a saúde emocional. Entre eles, o uso de drogas, abuso sexual, discriminação e pressão por notas.


Outra série de seis vídeos se volta para pais e educadores. Neles, especialistas discutem sinais no comportamento que indicam a necessidade de prevenção. Também são abordadas os papeis da família e da escola nessa questão.

Por fim, há uma série com seis videoaulas, além de um guia em pdf, para a formação de facilitadores de grupos de apoio a sobreviventes do suicídio.


Os vídeos produzidos pelo CVV para a prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens contou com o apoio técnico de dois especialistas no assunto: Neury Botega, médico psiquiatra e professor da Unicamp, e Karen Scavacini, psicóloga e doutora pela USP. Ambos também são diretores da ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio.

Os materiais estão disponíveis no site e nas redes sociais do CVV.