Pronto Socorro é uma unidade hospitalar onde são atendidos pacientes com problemas de saúde agudos cuja intervenção deve ser imediata. Esses pacientes não podem esperar por uma consulta com hora marcada para um atendimento médico.


Vamos utilizar com responsabilidade. A demora também é responsabilidade do cidadão.

UBS – Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada do SUS. É na UBS que os cidadãos têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. As UBS estão nos bairros e abrangem uma determinada região, estão próximos de onde as pessoas trabalham, estudam e vivem.

As UBSs fazem parte da estratégia da Atenção Básica, que é desenvolvida pelas equipes de Saúde da Família (eSF) e outras modalidades de equipes de atenção básica.

Nas UBS´s são feitos Atendimento de rotina; Consultas; Acompanhamento médico; Vacinas; Curativo; Inalação; Pré natal; dores de cabeça crônicas; vômitos; dores crônicas;  diarréias; febre;  Acompanhamento hipertenso e diabete; Tuberculose e Hanseníase.  E muitas outras que "não" requerem atendimento de urgência 

Já o Pronto Socorro é uma unidade hospitalar onde são atendidos pacientes com problemas de saúde agudos cuja intervenção deve ser imediata. Esses pacientes não podem esperar por uma consulta com hora marcada para um atendimento médico.

No pronto socorro são atendidos casos inesperados como acidentes, dores súbita ou intensa, tontura, desmaio, queimaduras, vômitos persistentes, convulsão, alteração súbita de consciência, obstrução de vias aéreas e respiração inadequada.