Vídeo feito pela NASA revela ilhas de lixo do planeta


Muito se fala sobre a questão do lixo nos oceanos. A Ellen MacArthur Foundation estima que, até 2050 o mar terá mais peso em plástico do que em peixes. Entretanto, falar é uma coisa e, mostrar o tamanho do desafio que temos pela frente, é outra. Em 2015, a NASA publicou um vídeo mostrando as ilhas de lixo espalhadas pelo planeta e as imagens impressionam. Hoje, a situação é ainda é pior.

Didático, o vídeo apresenta como estas gigantescas lixeiras foram se formando ao longo dos últimos 35 anos. Até pouco tempo, acreditava-se que estas ilhas eram móveis, mas a agência espacial americana descobriu que, na verdade elas estão localizadas em cinco regiões subtropicais, onde as correntes marinhas se encontram.

Segundo estudos internacionais, são quase 300 mil toneladas de lixo nos oceanos, disputando espaço com animais marinhos e destruindo a pouca vida que ainda resta. A poluição do oceano por plástico é o resultado de um sistema profundamente mal estruturado, que precisa ser revisto com urgência. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, talvez este vídeo faça muita gente repensar o uso do plástico. É o que nós esperamos!

INSTAGRAM

Copyright © REDE GUMA. Designed