A cromoterapia já é utilizada em diversos tratamentos de doenças e utilizada no dia a dia para promover a saúde

Já teve a sensação de chegar a um local diferente e se sentir menos estressado, com o corpo mais leve, sem pressa para sair de lá? Em contrapartida, em alguns locais (geralmente fast-food) já teve a sensação de pressa e vontade de sair logo?

Pois bem, mesmo sem que você soubesse, você acabou de ser influenciado pela cromoterapia!

O QUE É CROMOTERAPIA?

A cromoterapia é uma pratica de cura através das cores, bem antiga, em que grandes civilizações como as do Egito, Grécia, China e Índia praticavam o uso das cores com objetivo de curar doenças e harmonizar o corpo.

No século 18, o cientista Johann Wolfgang Von Goethe, alemão, descobriu em 40 anos de pesquisa que determinadas cores influenciam nosso organismo dependendo da tonalidade usada.

Nessa pesquisa, Johann descobriu que a cor vermelha tem propriedades estimulantes em nosso organismo, assim como o verde tem propriedades repousantes, o azul calmantes e o amarelo sensações de alegria, isso é claro, dependendo da tonalidade e intensidade das cores.

Hoje em dia a cromoterapia usa as 7 cores do espectro solar, usando a tecnologia, os tratamentos são feitos com um pequeno bastão com uma lâmpada de 25 watts de potência.

O bastão é exposto cerca de 5 cm próximo da pele do cliente e permanece por mais ou menos três minutos em cada posição.

A cromoterapia não é reconhecida pela comunidade científica, mesmo estudos sérios terem mostrado evidências de influências das cores na saúde humana. Essa terapia alternativa muitas vezes é associada com práticas esotéricas como Feng Shui, cristais e astrologia.

BENEFÍCIOS DA CROMOTERAPIA

A cromoterapia é capaz de atuar no campo físico, mental e social, podendo ser um grande aliado para:

* Auxílio nos tratamentos de enxaqueca
* Promover a sensação de bem estar
* Aumentar a disposição física
* Auxiliar tratamentos de insônia
* Estimular a circulação sanguínea
* Estimular o SNC (Sistema Nervoso Central)
* Aliviar os sintomas do estresse
* Combater o cansaço físico, mental e emocional
* Reduzir a ansiedade

SUA ORIGEM

O significado de “cor” vem da palavra grega “khrôma”. Não há exatidão da origem da cromoterapia, mas segundo alguns historiadores, a técnica pode ter vindo do Egito antigo, onde há relatos de pessoas que usavam os raios solares para tratamento de algumas doenças.

O tratamento com a cromoterapia ainda sofre certo preconceito do público leigo em relação a outras terapias alternativas, porém, mesmo sem sabermos, hoje já somos muito influenciados pelo uso das cores em ambientes públicos como hospitais, local de trabalho, escolas, e em alguns casos até em restaurantes e comerciais de televisão.

  • Espaço Vivendo sem Dor
  • Terapeuta Evelin S.Lourenço
  • CRTH BR 4279(14) 99611.1394 
  • terapeuta.evelin@gmail.com 
  • www.facebook.com/vivendosemdor@espacovivendosemdor
  • Sessões a partir de R$ 30,00

NA PROXIMA SEMANA...
Conheceremos um pouco mais sobre Reflexologia Podal.