OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

TAQUARITUBA EM FESTA!!! ANIVERSÁRIO DE 137 ANOS

TAQUARITUBA, 137 ANOS - 16 DE AGOSTO DE 2023


Os bancos da Praça São Roque me dão saudade. Este, em especial, um capricho sobreposto a outro: a farmácia mais antiga, a empresa onomástica ao padroeiro e à praça, o farmacêutico que foi o primeiro prefeito da cidade (José Penna) e, noto agora, o número de telefone de três dígitos exatamente com os mesmos algarismos do endereço do imóvel.

Taquarituba não me é um quadro na parede, como Itabira era para Drummond. Taquarituba me são fotos no computador, me são buscas infinitas nos Google Imagens da vida, me são lembranças de felicidades e tristezas derramadas pelas ruas de nomes cheios - Benjamin Constant, Doutor Ataliba Leonel, Quintino Bocaiúva, Marechal Floriano Peixoto, Capitão Eugênio Gabriel, Coronel João Quintino, Vidal Gomes - e de datas precisas - Nove de Julho, Vinte e Quatro de Dezembro, Sete de Setembro.

Nesta minha vida de forasteiro, expatriado, degredado, exilado e diasporado, é com um misto de sarcasmo e nostalgia que vejo as pessoas penarem ao preencher meus dados pessoais - de carteirinha de biblioteca a carta d'identitá. Local de nascimento? Taquarituba. Como? Pode soletrar? T-a-q-u-a-o quê?

E esse nome esquisito reverbera doce em meus ouvidos, afrouxa fácil a garganta taquaritubense. Mas é uma excrescência, admitamos, mesmo nós que tanto amamos; de quem foi a estapafúrdia ideia, afinal, de transliterar para o português-brasileiro o nheengatu que, vai ver ao certo, nem era o que se falava por lá?

É de Taquarituba que me lembro quando ouço Che Sarà (CLIQUE AQUI). É em Taquarituba que penso quando me lembro do que aprendi. É em Taquarituba que penso toda vez que estou em um lugar extraordinário - como se pudesse fincar bandeirinhas taquaritubenses em um gigantesco jogo de War. É por Taquarituba que visto frequentemente a camisa do Beldará. É Taquarituba que quero honrar, mesmo que não consiga sempre.
  • TEXTO ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO DE 132 ANOS DE TAQUARITUBA EM 2018  
Edison Veiga  é jornalista é hoje mora na Eslovênia 


Postagem Anterior Próxima Postagem