- Secretaria da Cultura divulga regras para realização do Concurso Rainha da Emapa 2019
Inscrições de 01 a 21 de outubro de 2019
FICHA DE INSCRIÇÃO ENTRE NO SITE WWW.AVARE.SP.GOV.BR
REGULAMENTO LEIA ABAIXO🔻 IMPORTANTE

A exemplo do ano passado, em 2019 o Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP) vai contemplar a jovem escolhida para reinar durante a 51ª Emapa com excelente premiação: uma bolsa integral dentre 23 cursos superiores, podendo optar por Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Nutrição, Gastronomia e Zootecnia, dentre outros.
A Secretaria Municipal da Cultura, organizadora do concurso, divulga as regras, do evento que em 2018 voltou a ser novamente realizado e atraiu belas mulheres na concorrência ao título de Rainha da Emapa, uma das mostras de agronegócios mais tradicionais do país.
“Em nome da Prefeitura, agradecemos aos diretores da UniFSP por prestigiarem a nossa iniciativa novamente ofertando prêmios muito valiosos às três jovens vencedoras do concurso. Portanto, a escolha da Rainha da Emapa, além de projetar a beleza da mulher avareense, vai proporcionar às concorrentes a oportunidade de se graduar com bolsas de estudo”, 
afirmou o secretário da Cultura Diego Beraldo.
Enquanto a ganhadora da Coroa 👑 receberá uma bolsa de estudos de 100%, a concorrente que conquistar a faixa de Primeira Princesa receberá bolsa de estudos de 50% e escolhida para Segunda Princesa, bolsa de 25%¨. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3732-5057.

Foto do Reinado de 2018
Nayara - Rainha
Beatriz - 1º Princesa
Isabela - 2º Princesa


 Regulamento e a Ficha de Inscrição no Site da Prefeitura www.avare.sp.gov.br

1. APRESENTAÇÃO DO CONCURSO.
1.1. Apresentação. Desde o início dos tempos, a beleza é algo que fascina a todos. A humanidade, independentemente de seu povo, raça, cultura, local onde se vive, cor, idade, sexo ou idioma, possuem um vocabulário para descrever aquilo que cada grupo considera belo e atraente. Como parte integrante instintiva, aprendemos admirar a qualidade de tudo o que inebria o nosso olhar. E essa característica está intrínseca ao ser humano, o que nos faz observar as formas perfeitas e proporções harmônicas nas pessoas e em tudo que está em nossa volta. A medida que crescemos vamos elegendo atributos, conceitos e adjetivos que caracteriza tudo o que toca nosso coração e nos faz sentir bem, expressando harmonia e combinação de proporções como parte de um todo.
1.2. Os Concursos são para escolha de representantes da sociedade que reúnam o maior número de quesitos considerados para o padrão de Beleza, que serve como referência para todas as demais pessoas. Este Concurso de Beleza, busca encontrar a Mulher que preencha de forma unânime com suas características, atributos físicos e estilo, a representante oficial do evento. Será realizado no Mês de Novembro de 2019 para eleger a RAINHA da EMAPA AVARÉ 2019, onde celebraremos os 51 anos da Feira de Agronegócio com maior tradição da região, a EMAPA (EXPOSIÇÃO MUNICIPAL AGROPECUÁRIA DE AVARÉ). Como forte parte da cultura de nossa cidade, buscamos candidatas que reúnam as melhores características que nos represente de forma completa, com fins de promover e divulgar a história e valores regionais entre os moradores e região.
1.3. Esses concursos são atividades lúdicas, que buscam eleger modelos com grande potencial para representar a imagem e tornar nossa cidade mais conhecida em nível regional e nacional. A escolha da Rainha desempenhará efetiva representação de nossa comunidade em eventos, atividades culturais, promocionais e toda notoriedade que no presente título, é cabível. Maiores esclarecimentos sobre a obrigatoriedade da sua presença em compromissos que for convidada, posteriormente será divulgado nas regras de contrato de relacionamento para a ganhadora do Concurso em primeiro lugar.

2. OBJETIVO DO CONCURSO.
2.1. Objetivo. O concurso de beleza Rainha EMAPA tem como objetivo a divulgação da Beleza inserido no contexto cultura regional, e apresentar a sociedade a mais bela representante de nossa cidade. Expandindo de forma ampla e interativa, a fim de promover uma competição saudável entre visuais que pleitearão ao título de “RAINHA da EMAPA Avaré 2019”, concedido pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré através da Secretaria Municipal da Cultura.
3. METODOLOGIA.
3.1. Metodologia. A Secretaria Municipal da Cultura lançará publicação no Edital da cidade, divulgando de forma ampla em todas as mídias, impressa, social e rádio, sobre o Concurso que tem como foco central a participação popular, como forma de reconhecimento e valorização da graça e beleza Feminina de nossa cidade. O presente concurso tem como objetivo eleger a Rainha da EMAPA e as suas sucessoras, e o eminente mandato se estenderá até a realização do próximo Concurso. Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, por meio da Comissão Organizadora, ficarão responsáveis pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas Escolas, nas rádios, nos jornais escritos e demais veículos de comunicação.
3.2. Administração do Concurso. Para a administração do Concurso serão constituídas duas comissões: I. Comissão Organizadora, e II. Comissão Julgadora. Compete à Comissão Organizadora promover a publicidade do Concurso, convidar a Comissão Julgadora para proceder a seleção e julgamento dos trabalhos, inscrever os artistas no Concurso, devolver os trabalhos não premiados a seus respectivos proprietários, e resolver os casos omissos do Regulamento do Concurso.
3.3. Comissão Julgadora. A Comissão julgadora será composta por vários membros, entre eles artistas, pessoas de alto saber artístico, ligadas ao meio cultural, formadores de opinião e intelectuais ligados ao meio. Compete à Comissão Julgadora selecionar os trabalhos apresentados e proceder ao julgamento, atribuindo os prêmios estabelecidos que serão divulgados com detalhes em Regulamento específico no decorrer do período das inscrições.
3.4. Inscrição. Para participação do Concurso, existem alguns pré-requisitos:
Idade: 17 anos até 25 anos (completos até o dia anterior a inscrição).
Menores de 18 anos somente com a presença dos pais/responsáveis legais.
Ser natural de nossa cidade ou residir no Município por, pelo menos, um ano (comprovadamente) (apresentar comprovante de endereço válido e atualizado).
Preencher corretamente cada item solicitado na ficha de inscrição.
No caso do não cumprimento de qualquer dos itens do Regulamento, a candidata, poderá ser desclassificada.
Acatar as decisões da Comissão Organizadora.
Cumprir rigorosamente os horários, tanto dos ensaios, reuniões e eventualmente dos cursos.
Não faltar a nenhum compromisso, exceto por motivos de força maior, devidamente comprovado.
Cumprir todos os compromissos que exijam sua presença, os quais poderão incluir viagens, seja entre as três primeiras colocadas ou não.
Não serão permitidas acompanhantes ou pessoas estranhas nos ensaios.
Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos do Regulamento do Concurso, a ser publicado em Edital e no site da Prefeitura da Estância Turística de Avaré.
As roupas utilizadas no desfile, ficarão por conta das candidatas, indicadas pela comissão organizadora, não ultrapassando o Valor de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) todos os 03 (Três) Trajes de cada candidata.

3.5. Período de inscrições: 01/10/2019 à 21/10/2019. As inscrições poderão ser feitas através do site da Prefeitura da Estância Turística de Avaré, acessar o Regulamento Geral para Concurso de Beleza Rainha da EMAPA Avaré 2019, e encaminhar sua ficha de inscrição completa para o e-mail: concursoemapa@avare.sp.gov.br ou retirar sua ficha de inscrição no Secretaria de Cultura, situado na Rua Minas Gerais, 279, CAIC, Avaré, de segunda a sexta feira, das 09h ao 12h e das 13 às 17h.
É obrigatório o preenchimento correto do formulário. Todos as candidatas, no ato da inscrição, firmarão compromisso formal com o Município, no qual cedem os direitos de imagem relativos à divulgação e publicidade da festa, por tempo indeterminado e sem ônus. As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente desclassificadas, durante o processo de triagem.
Todas as candidatas de todas as etapas de seleção autorizam o uso de fotos, vídeos, depoimentos gravados e qualquer outro material gravado pela Organização, para uso promocional durante o período de 01 (um) ano. A Organização reserva-se o direito de arquivar, nos termos da Lei, as fotos recebidas.

4. COMPETIÇÃO: O Concurso para eleger a Rainha da EMAPA Avaré 2019, será realizado em três etapas.
ETAPA I. TRIAGEM VIRTUAL.
ETAPA II. PRÉ-SELEÇÃO.
ETAPA III. FASE FINAL.
4.1. Primeira Etapa: TRIAGEM VIRTUAL. DIA 22/10/2019. Todas as inscrições deverão ser devidamente preenchidas e encaminhadas para o e-mail citado no apêndice anterior até a data limite, dia 21/10/2019, até as 00h. As inscrições incompletas serão desclassificadas automaticamente. No decorrer do dia 22/10/2019, a triagem virtual será concluída, no período das 8h às 18h, e as candidatas aprovadas receberão a ligação da Secretaria da Cultura, através dos responsáveis Igo de Brito e Matheus Lukas, para agendamento prévio para Pré-seleção.
4.2. Segunda Etapa: PRÉ-SELEÇÃO. DIA 22/10/2018. Dentre todas as Inscrições recebidas, serão Selecionadas 25(Vinte e Cinco) Candidatas que serão alvo de uma pré-seleção presencial obrigatória, por parte da Organização do Evento, formada por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Coordenadoria do Concurso. A Organização reserva-se o direito de cancelar as candidaturas que considere não preencher os requisitos. Cada candidata é responsável por apresentar-se no lugar designado com data e hora marcada, levando consigo, os itens previamente solicitados.
Dentre as 25 (vinte e cinco) candidatas são selecionadas 15 (quinze) para participar do concurso e mais 2 (duas) candidatas de suplentes, caso haja alguma desistência.
Local: Centro Cultural, situado na Rua Ceará, 1507, Centro, Avaré. A data, horário e local poderão ser alterados, de acordo com a coordenação do evento, mediante aviso prévio.
Traje: Look Casual Wear, (uma composição completa dentro das opções do cotidiano), algo informal, podendo ser Calça, saia ou Vestido, acessórios que achar pertinente e Salto.
Portfólio: Para efetivar sua participação no Concurso, as candidatas deverão apresentar no ato da entrevista, 3 (três) fotos impressas, em tamanho 10x15 ou 13x18. Sendo 1 (uma) foto de rosto, 1 (uma) de corpo inteiro e 1 (uma) que você qualifique que melhor representa a sua imagem.
Obrigatoriedade: I. Assinar o termo de uso de Imagem, (as menores de idade, devem estar acompanhadas dos pais/responsáveis para que os mesmos possam assinar e entregar sua cópia simples de RG). II. 1 (uma) foto 3X4 colorida. III. Cópia simples do RG e comprovante de endereço.

4.3. Terceira Etapa: FASE FINAL. CONCURSO EM NOVEMBRO. A Fase Final do Concurso para eleição da Rainha da EMAPA Avaré 2019, terá sua Apresentação Oficial no mês de Novembro em sua data sendo definida até o dia 28/10/2019.
Cada finalista é responsável por comparecer no dia, onde serão submetidas a uma entrevista e as provas de imagem. Os Critérios de seleção para a Fase Final, serão três categorias:

I. Desfile 2 (Dois) looks completos, com desfile em passarela adotando o Country Style, (estilo country, historicamente conhecida por gênero de música popular dos Estados Unidos), que se caracteriza aqui no Brasil, por expressar nossa cultura com a integração do mundo rural e urbano, chamado estilo Sertanejo.
II. Entrevista, em público.
III. Performance, habilidade e desenvoltura.
1.1. Desfile em Traje Casual.
1.2. Desfile em Estilo Country.
4.4. Critérios de seleção. Na fase final, os detalhes de cada modalidade serão entregues posteriormente em Regulamento Específico para as candidatas finalistas. A Organização do Concurso fornecerá para as candidatas toda a logística necessária. É obrigatória a participação das candidatas em todas as promoções públicas do evento. Todas as candidatas desfilarão em uma passarela de aproximadamente 10 metros ao som de música mecânica por conta da Organização promotora do evento, e as concorrentes poderão trazer CD ou Pen Drive com música, tema de sua Apresentação para todas as categorias.
 O acesso ao palco interno do local de eventos é restrito os candidatos. Não será permitida a entrada de familiares, patrocinadores, colaboradores ou outras pessoas de seu relacionamento. Vale destacar que além da eleição da Rainha, haverá também a escolha da segunda sucessora, a Princesa e a terceira sucessora, a segunda Princesa.

4.5. Julgamento. O resultado do Concurso, após criteriosa avaliação da Comissão Julgadora, que elegerá a Rainha e a Princesa, será entregue toda a pontuação e critérios usados, à Comissão Organizadora por intermédio de Ata. As candidatas serão avaliadas nos principais quesitos como Beleza Física, Espontaneidade, Carisma, Simpatia, Charme, Desinibição, Elegância, Caracterização com Traje Típico, Presença cênica, Postura e desenvoltura ao desfilar. Conhecimentos gerais sobre a história e cultura de nosso município e região, mostrar os atributos intelectuais.
4.6. Pontuação. A pontuação se dará com cada jurado atribuindo notas de 5 (cinco) a 10 (dez), e a média entre eles será a nota final. Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados, caberá ao júri e a coordenação decidir o desempate. A decisão da Comissão Julgadora terá caráter definitivo e irrecorrível. A Organização poderá eliminar qualquer candidata que, no seu entender, possa denegrir a imagem do evento, ou o nome da equipe organizadora, ou a imagem da Prefeitura da Estância Turística de Avaré, ou qualquer símbolo de nossa cidade.
4.7. Premiação. As premiações para as finalistas, serão voltadas para a Cultura, privilegiando o desenvolvimento humano e visando uma carreira de sucesso. Através do nosso colaborador, Centro Universitário UNIFSP, que presenteará respectivamente nossas 3 (três) finalistas:
1. Primeiro Lugar. Faixa oficial do evento de Rainha da EMAPA Avaré 2019, e 100% (cem por cento) de desconto, podendo escolher entre determinados cursos ofertados pelo Centro Universitário UNIFSP, conforme diretrizes estabelecidas em regulamento, e parte pela Instituição de Ensino.

2. Segundo Lugar. Faixa oficial do evento de Primeira Princesa da EMAPA Avaré 2019, e 50% (cinquenta por cento) de desconto, podendo escolher entre determinados cursos ofertados pelo Centro Universitário UNIFSP, conforme diretrizes estabelecidas em regulamento, e parte pela Instituição de Ensino.
3. Terceiro Lugar. Faixa oficial do evento de Segunda Princesa da EMAPA Avaré 2019, e 25% (vinte e cinco por cento) de desconto, podendo escolher entre determinados cursos ofertados pelo Centro Universitário UNIFSP, conforme diretrizes estabelecidas em regulamento, e parte pela Instituição de Ensino.
 Os regulamentos internos que se aplicam as bolsas oferecidas pela Faculdade, e serão inseridos em anexo no decorrer das inscrições.
A Secretaria Municipal de Cultura publicará os resultados no Site Oficial da Prefeitura, após a Comissão Julgadora concluir o processo de julgamento.
A consolidação da premiação, mediante prévio aviso, será efetivada após o término da realização da Festa em comemoração aos 51 anos da EMAPA do decorrente ano.
5. DOS COMPROMISSOS. É obrigatório as vencedoras do Concurso participar em eventos culturais programados pela direção do concurso durante o ano em que o título de Rainha é vigente. As despesas com viagem até os locais dos eventos, incluindo passagem, alimentação e hospedagem, serão cobertas pela Prefeitura ou patrocinadores. As finalistas são obrigadas a usar a faixa que receberão no final do concurso durante os eventos. Caso elas, por motivo de força maior, não possam comparecer a algum dos eventos, as sucessoras é quem deve representá-las.
5.1. O ato de inscrição. Neste concurso implica no total conhecimento e aceitação de todos os itens do Regulamento do Concurso, bem como na cessão de uso e dos direitos autorais dos trabalhos à Secretaria Municipal de Cultura sem qualquer tipo de ônus, tendo em vista os objetivos do concurso.
5.2. Direitos de uso de imagem. A participação nesse evento implica que todas as concorrentes autorizam expressamente o uso de fotos, vídeos, depoimentos gravados e qualquer outro material gravado pelo evento para uso promocional a qualquer momento. As candidatas deverão assinar “Termo de Cessão de Uso de Imagem” à Secretaria Municipal de Cultura. Nos casos das vencedoras menores de idade, o “Termo de Cessão de Uso de Imagem” deverão ser preenchidas e assinadas pelo responsável legal. Todas as candidatas de todas as etapas de seleção, autorizam o uso de fotos, vídeos, depoimentos gravados e qualquer outro material gravado pela Organização para uso promocional a qualquer momento, durante o período de 01 (um) ano.

6. RESULTADOS ESPERADOS. Espera-se que o Concurso seja um evento de envolvimento de toda a comunidade local, com a participação de estudantes e moradores de todos os bairros da cidade.
7. AVALIAÇÃO. Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontadas as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, o público presente nas etapas, e o grau de aceitação do Concurso. Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.