OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Urologista realiza palestra no Rotary sobre o Novembro Azul



Durante Sessão Plenária realizada na noite de terça, 5, o Rotary Club de Avaré recebeu o médico urologista Dr. Hamilto Akihissa Yamamoto, o qual ministrou interessantíssima palestra acerca do câncer de próstata.

Foi dessa maneira que o Rotary deu início aos trabalhos de prevenção e conscientização acerca do segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil hoje. E é exatamente nesse norte que reside a importância da Campanha Novembro Azul.

Ao final da palestra, os presentes puderam apreciar um belo churrasco grego, que será a comida servida pelo Clube na Feira das Nações, que acontece no final do mês.

Novembro Azul:
É um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata:
É o tipo mais comum da doença entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer.

O que é a próstata?:
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.


Texto de José Renato Fusco | Fotos de Dorival Dionizio Gomes - Da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Avaré / Com informações do INCA
Postagem Anterior Próxima Postagem