OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Acadêmicos da Cartola é a campeã do Carnaval de Bauru

  • Estação Primavera é campeã entre os blocos

Fotos: Alex Bento / Henrique Silveira

Situada no Parque Vista Alegre, a escola traz, em sua bandeira, as cores azul e branca, sendo que já venceu o Carnaval por 13 vezes e no ano passado foi vice-campeã

Uma comissão julgadora formada por personalidades de Botucatu e Avaré, ligadas a diferentes segmentos sociais, escolheu a Escola de Samba Acadêmicos da Cartola como a grande campeã do carnaval de Bauru em 2020.  A escolha do corpo de jurados foi atribuição da AG Eventos, através da promotora de eventos Terezinha Berchior. A identificação dos julgadores foi revelada apenas durante a apuração.
Com o enredo “A vida cigana - o céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade minha religião”, a Acadêmicos da Cartola encerrou o segundo dia de desfiles, na madrugada de terça-feira (25) com 700 componentes, 11 alas e quatro carros alegóricos.
Situada no Parque Vista Alegre, a escola traz, em sua bandeira, as cores azul e branca. Ela já venceu o Carnaval por 13 vezes e no ano passado foi vice-campeã. Tamanha tradição fez com que o público se levantasse logo na abertura dos portões da passarela do samba.
A escola do Parque Vista Alegre comemorou o título numa disputa ponto a ponto com a Mocidade Unida da Vila Falcão, a vice-campeã, com uma diferença de sete décimos. A terceira colocada foi a Tradição da Zona Leste e a quarta, a Coroa Imperial. 

Estação Primavera é campeã entre os blocos
A Estação Primavera, do Parque Primavera, foi eleito o bloco campeão somando 88,4 pontos, com o tema “Segura o baque”. Inspirado no maracatu, o samba enredo do bloco Estação Primavera animou o público do Sambódromo de Bauru, por volta das 21h de sábado (22). O segundo grupo a desfilar na primeira noite de folia pisou na avenida com cerca de 200 componentes, três alas e um carro alegórico.
O vice-campeão foi o Bloco Pé de Varsa com 87,4 pontos. A terceira colocação ficou com o Estrela do Samba de Tibiriçá, que recebeu 86,2 pontos dos jurados. 

Apuração
A apuração dos desfiles dos blocos e das escolas aconteceu na tarde desta quarta-feira (26)  no Centro Cultural "Carlos Fernandes Paiva" -  Avenida Nações unidas, 8-9, Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela empresa contratada por licitação, AG Eventos.
Para avaliar os blocos, a comissão julgadora foi formada por 10 jurados, com a indicação de 2 jurados para cada um dos quesitos. Já para as Escolas, 18 jurados, com a indicação de 2 para cada um dos quesitos avaliaram a performance das agremiações.
Foram 9 quesitos em julgamento para escolas: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Já para os blocos foram 5 quesitos avaliados: Bateria, Samba-Enredo, Evolução/Empolgação, Enredo e Fantasias/Alegorias e Adereços.
A cada quesito, 2 jurados foram os responsáveis pela nota, de 7 a 10 pontos.  As notas foram recolhidas logo após a passagem da última agremiação de cada noite, depositadas e lacradas em urna própria e guardadas pela Polícia Militar que transportou as urnas até o local da apuração, que foram abertas diante dos representantes das agremiações e funcionários da Secretaria de Cultura. Logo após a divulgação do resultado oficial as três escolas e os três blocos que obtiveram as melhores notas receberam seus troféus.

Os desfiles
No primeiro dia de desfile, sábado, a comissão julgadora avaliou a performance dos blocos Dragões da Vila, Estação Primavera, Estação Primeiro de Agosto e Pé de Varsa.  Fecharam os desfiles do dia a Escola de Samba Coroa Imperial da Grande Cidade e a Mocidade Unida da Vila Falcão (campeã do ano passado).
Já na segunda-feira quem abriu os desfiles foi o Bloco Império da Lagoa do Sapo, vindo na sequência, os blocos Estrela do Samba de Tibiriçá, Ouro Verde 100% Arte e Pérola Negra. Encerraram os desfiles a Escola de Samba Tradição da Zona Leste e Escola Acadêmicos da Cartola.
Os desfiles das escolas de samba e dos blocos da Cidade foram realizados no Sambódromo “Guilberto Carrijo", que recebeu um grande público na noite dos dias 22 e 24 de fevereiro, sábado e segunda-feira, respectivamente.  Nesses dois dias de evento, de acordo com os organizadores e a Polícia Militar, 30 mil pessoas prestigiaram os desfiles.
FONTE: TRIBUNA DE DE BOTUCATU
  • Confira como ficou a ordem do Desfile do Carnaval 2020:
Foi definida na quinta-feira (28) a ordem do Desfile do Carnaval 2020 em Bauru. O sorteio foi realizado pela comissão da Secretaria Municipal de Cultura na presença de representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos e do secretário da pasta, Rick Ferreira.
SÁBADO – 22 de fevereiro
19h30 – Abertura – Cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020
20h – Dragões da Vila
20h50 – Estação Primavera
21h40 – Estação Primeiro de Agosto
22h30 – Pé de Varsa
23h20 – Coroa Imperial da Grande Cidade
00h30 – Mocidade Unida da Vila Falcão

SEGUNDA-FEIRA – 24 de fevereiro
19h30 – Abertura – Cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020
20h – Império da Lagoa do Sapo
20h50 – Estrela do Samba de Tibiriçá
21h40 – Ouro Verde 100% Arte
22h30 – Pérola Negra
23h20 – Tradição da Zona Leste
00h30 – Acadêmicos da Cartola



Postagem Anterior Próxima Postagem