OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Coluna da Terapeuta - Drenagem linfática X massagem modeladora: as diferenças e para quem são indicadas

As massagens são ótimas para potencializar o combo dieta e exercícios físicos. Elas podem reduzir o inchaço, medidas, gordura e até mesmo tornar o corpo mais modelado. As mais comuns são a drenagem linfática e a massagem modeladora.



DRENAGEM LINFÁTICA
"A drenagem linfática trabalha totalmente o sistema linfático. É uma massagem que tem o objetivo de eliminar o líquido que está em excesso no corpo". 
São feitos movimentos leves, contínuos e unidirecionais com as mãos pelo corpo todo numa sessão de 1h a 1h30. Não é obrigatório usar creme, mas é comum usar um neutro para ajudar as mãos deslizarem no corpo.

Testamos cremes que prometem reduzir celulite, medidas e dar firmeza. 
Mais um benefício da drenagem é a redução de celulite que, é causada por uma falha no sistema linfático e não tem ligação direta com gordura. "A partir do momento que consigo melhorar essa falha com a drenagem, também é possível reduzir celulite".  Se o seu principal objetivo com a drenagem é amenizar celulite, a massagem pode ser concentrada em uma área do corpo.

Pra quem é indicada: a drenagem para quem tem qualquer tipo de retenção de líquido e celulite, como gestantes e pessoas que ingerem alimentos com muito sódio. Também é indicado para quem está no estágio pós-operatório de uma cirurgia plástica, por exemplo, ou apresenta um quadro de elefantíase.

Resultado: Na primeira sessão já é possível perceber diminuição do inchaço nos membros, mas o ideal, é fazer de 5 a 10 sessões para se ter um resultado duradouro.

Dói ou deixa hematomas? 
"Não. Se doer, a pessoa está fazendo muita força e você pode ter uma lesão no sistema linfático."

MASSAGEM MODELADORA
O foco princiapal da massagem modeladora é moldar os cortornos corporais, reduzir gordura, medidas e inchaço. "Por meio de movimentos contínuos - e mais rigorosos do que na drenagem - vou esvaziar os adipócitos (gordura) para que haja uma melhora dos contornos corporais, mas esses adipócitos não são retirados do corpo".

Na sessão que dura em média uma 1h, a esteticista trabalha com um creme com ativos termogênicos, como cafeína, que age no metabolismo local pra reduzir medidas. "A massagem é feita no corpo todo, mas podemos concentrar em algumas áreas estratégicas em que o pessoa tem maior concentração de gordura, como abdome e culotes."

Não  é permitido fazer a drenagem e a massagem modeladora no mesmo dia e não existe uma técnica que une as duas massagens. "Mas em dias diferentes pode fazer, sim."

 "Se a pessoa continuar comendo errado e não praticar atividades físicas pra estimular o metabolismo, a massagem vai ter efeito cinderela, da noite para o dia ela volta e engordar e reter líquido. É preciso ter consciência de que não há mágica por conta de massagem."

Resultado: 
"O resultado pode ser logo na primeira sessão, se a pessoa não possui uma camada de gordura muito grande. Mas sempre indico de 5 a 10 sessões porque o resultado imediato é raro."

A durabilidade depende da disciplina da pessoa em relação à alimentação e atividade física.

Dói ou deixa hematomas?
 "A massagem pode causar um leve desconforto, mas não pode doer, romper vasos e nem deixar hematomas."

Espaço Vivendo sem Dor
Terapeuta Evelin de S.Lourenço 
CRTH BR 4279
@espacovivendosemdor
#vivendodor
Postagem Anterior Próxima Postagem