Cinema Nacional: 5 bons filmes sobre músicos para assistir em casa



O cinema nacional está repleto de opções para quem quer mergulhar um pouco na história da música nacional das últimas décadas nos mais diversos gêneros.
Nos últimos anos, filmes como Bohemian Rhapsody, Rocketman e Ray, todos detentores de pelo menos uma estatueta do Oscar, têm se notabilizado por trazer para as telonas a história de astros da música, tais como Freddie Mercury com o Queen, Elton John e Ray Charles, por exemplo. Mas já que estamos em tempos onde ficar em casa é a única opção, nada melhor do que conhecer mais a fundo alguns dos nomes mais marcantes da cultura brasileira.
Listamos alguns filmes sobre músicos do país que mais se destacaram no cinema nacional. Confira:



Elis


Dirigido por Hugo Prata, o filme de 2016 conta a história de Elis Regina, uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.


O longa relata a infância e adolescência de Elis, desde quando saiu de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, mostrando toda sua ascensão meteórica, com uma brilhante carreira internacional, até o seu falecimento, em 1982, em virtude de uma overdose.
A “Pimentinha” é interpretada pela atriz Andreia Horta e o elenco ainda conta com Gustavo Machado, Caco Ciocler, Lúcio Mauro Filho, Ícaro Silva, Sérgio Guizé, Mel Lisboa e Natallia Rodrigues.
O longa venceu o Festival de Gramado em 2016 como Melhor Filme no júri popular.



Cazuza – O Tempo Não Para

Outro clássico do cinema nacional, o filme dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho foi lançado em 2004 e traz Daniel de Oliveira interpretando Cazuza.


O longa mostra toda a trajetória do líder do Barão Vermelho, mostrando a relação com a mãe, o problema com as drogas, álcool e o drama da luta contra a AIDS, causa de sua morte em 1990, aos 32 anos.
Inspirado no livro Cazuza, Só As Mães São Felizes, escrito pela mãe do cantor, Lucinha Araújo, e pela jornalista Regina Echeverria, o elenco também conta com Marieta Severo, Reginaldo Faria, Débora Falabella, Andréa Beltrão e André Gonçalves.

Tim Maia


O pai da Soul Music brasileira também teve sua vida retratada nos cinemas, sob direção de Mauro Lima.
Inspirado pelo livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, o longa conta a trajetória de Tim desde a adolescência, passando por sua estadia em Nova Iorque e o sucesso estrondoso em todo o Brasil, além da relação do cantor com outros músicos como Roberto Carlos e Erasmos Carlos.
No filme de 2014, o cantor é interpretado pelo ator Babu Santana, que ficou ainda mais conhecido por sua participação no BBB 20, sendo considerado o principal candidato ao prêmio final por alguns sites.
O elenco também conta com Alinne Moraes, Cauã Reymond, Robson Nunes e Laila Zaid.

2 Filhos de Francisco

Dirigido por Breno Silveira, o filme de 2005 traz a história de uma das maiores duplas da música sertaneja brasileira em todos os tempos, Zezé di Camargo e Luciano, sob a ótica do pai dos cantores, Francisco, que jamais deixou de acreditar no potencial dos filhos, embora tenha sido apontado como louco.


O longa conta a trajetória dos sertanejos desde a infância humilde no interior de Goiás até o estrondoso sucesso da música “É o Amor” no início da década de 1990, além de contar a história de Emival, irmão que fazia dupla com Zezé na infância, mas acabou falecendo em um acidente de carro.
O elenco recheado conta com Márcio Kieling, Thiago Mendonça, Ângelo Antonio, Dira Paes, Paloma Duarte, Lima Duarte, Jackson Antunes, José Dumont, Natália Lage e Maria Flor.
2 Filhos de Francisco ganhou quatro troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2006.

Somos Tão Jovens

Lançado em 2013, o longa dirigido por Antonio Carlos da Fontoura é uma vídeo-biografia de um dos maiores nomes da história do rock nacional, Renato Russo, o líder da Legião Urbana, que é interpretado por Thiago Mendonça.


O filme conta a trajetória de Renato desde as primeiras composições na infância, passando pela época do Aborto Elétrico, sua primeira banda, até a formação da Legião Urbana em 1982, ao lado de Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.
O elenco também conta com Laila Zaid, Marcos Breda, Sandra Corveloni e Bianca Comparato, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2014.

Postar um comentário

0 Comentários