OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

COVID-19: Saiba mais sobre o vírus e como se proteger de maneira adequada



1 - Covid-19, Coronavirus Disease 2019, é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, da família dos coronavírus.

2 - Descoberta em dezembro de 2019, em Wuhan, na China, a Covid-19 se espalhou rapidamente por todo o globo, com mais de 800 mil infectados e 43 mil mortes no mundo, até 31 de março. No Brasil, até esta data, foram 5.717 casos e 201 mortes ocasionadas pelo novo vírus.

3 - Os principais sintomas da Covid-19 são febre, dor de garganta, tosse seca e cansaço. Alguns pacientes apresentam também dores no corpo, congestionamento nasal e diarreia. Dificuldade para respirar, pneumonia e insuficiência renal são alguns dos sintomas mais graves da doença.

4 - Pessoas com mais de 60 anos, com doenças crônicas como diabetes, asma e hipertensão, doenças oncológicas ou autoimunes são mais suscetíveis a complicações em decorrência da Covid-19. Entretanto, pessoas que não estejam nos grupos de risco também podem apresentar complicações, além de atuarem como vetores para a transmissão do vírus.

5 - Para evitar o contágio pelo coronavírus, lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ao tocar em qualquer superfície que possa estar contaminada, ou utilize álcool em gel 70%.

6 - Atenção à forma correta de lavar as mãos:
  • Molhe as mãos e aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido;
  • Esfregue as palmas e o dorso das mãos, com cuidado para ensaboar todos os vãos;
  • Entrelace os dedos e friccione os espaços entre eles;
  • Ensaboe cada polegar com a palma da mão oposta, em movimentos circulares;
  • Friccione as digitais e as unhas das mãos com a palma da mão oposta em concha, fazendo movimentos circulares;
  • Esfregue também os punhos e antebraços;
  • Enxague as mãos para retirar os resíduos de sabonete;
  • Não compartilhe toalhas para secar as mãos e lave-as com frequência.
7 - Evite tocar olhos, boca e nariz antes de higienizar as mãos, pois são locais de entrada do vírus no organismo.

8 - Estudos apontam que o Coronavírus pode sobreviver por até três dias em algumas superfícies. Limpe objetos manuseados com frequência, como maçanetas, interruptores, teclados, mouses, mesas e celulares. Para desinfetar o ambiente, utilize álcool 70% ou uma solução de quatro colheres de chá de água sanitária por litro de água.

9 - O tempo de incubação do coronavírus é de dois a 14 dias, período em que a pessoa infectada não apresenta sintomas da doença. Por este motivo, evite aglomerações e contato pessoal, mesmo que a pessoa pareça saudável. O compartilhamento de objetos pessoais também deve ser evitado.

10 - Mantenha ambientes limpos e ventilados, evitando assim a circulação do vírus. Cuidado também com a higiene dos alimentos, que devem ser muito bem limpos antes do preparo.

11 - Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com o braço ou lenço. Este último deve ser descartado após o uso.

12 - Ao apresentar sintomas de contaminação pelo coronavírus, o paciente deve buscar orientação médica e manter-se isolado, para evitar a propagação do vírus. Outras medidas recomendadas pela OMS são:
  • Repouso;
  • Beber muita água;
  • Utilização, sob orientação médica, de antitérmicos para alívio da dor e febre;
  • Uso de umidificador de ar para dormir.
13 - Pessoas que apresentem sintomas de Covid-19 devem manter-se em um cômodo isolado. Os utensílios utilizados por ela devem ser limpos e desinfetados, evitando contaminar outros membros da família.
Atenção: pacientes com sintomas mais intensos devem ser hospitalizados, de acordo com a avaliação médica.
14 - Cuide de você, da sua família e amigos. Vamos, juntos, vencer esta batalha!
FONTE CRC-SP
Postagem Anterior Próxima Postagem