OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

ESPECIAL ANIVERSÁRIO DO GUMA - 1961 – Que Ano foi Esse?

FOlá Amigos do Guma, como todos a perceberam hoje e meu aniversário.

Minha idade? Não escondo... 59 anos, nasci portanto em 15 de abril de 1961... isso mesmo...logo mais abaixo terão um ideia de como foi este ano...

  • O ANO EM QUE NASCI!!!



Esta saudosa foto, no colo de minha querida mãezinha Dona Maria Rosa Castellucci... ela mudou de plano 19 de março de 2018...seis meses depois de meu querido pai...o Senhor Gomercindo Castellucci... 



Bom antes de falar de 1961, queria repassar este texto da autora abaixo assinada que tem tudo a ver com o que penso, e com o momento atual...leiam


Eu nasci poucos anos depois do fim da última grande guerra, e desde pequena ouço falar que a Terceira Guerra Mundial  provavelmente iria dizimar grande parte da raça humana.
Acho que chegamos nela e nem nos demos conta disso.
A diferença é que eu acreditava que seria uma briga entre paises, em busca de alguma riquezas ou poder. Uma guerra com bombas com toda força bélica onde iriam demonstrar quem era o mais forte... Errei... Errei feio...
Descobri que o país mais forte na terceira guerra mundial, não é o que tem mais armas de fogo. Não é o que investiu em força bélica, ou armamento nuclear.
O país que vai ganhar a guerra é aquele que soube investir na ciência, na saúde e em sua infraestrutura hospitalar, porque o inimigo não morre com um tiro,  ele  é invisível.
Mas, em uma coisa eu estava certo...Muitos vão morrer.
Essa guerra está aí para inverter valores.
Veja:
O petróleo, sem consumo, não vale nada, não é mais ouro negro como sempre disseram...
O ouro hoje é em gel, e transparente... E só serve pra desinfetar.
Shoppings fechados, lojas desertas. Pra que comprar, se ninguém vai ver a bota nova comprada na loja cara logo no lançamento da Coleção outono-inverno?
Carros caros que não saem das garagens.
Viagens desmarcadas.
A Disney perdeu o encanto e o Donald, dessa vez o Trump, pede para que os americanos fiquem em casa.
Em todas as línguas a palavra mais falada é essa mesmo "casa"... Que ganha um novo significado, além de morada vira "abrigo".
A muralha da China não impediu que o vírus se espalhasse. Deixamos todo o trabalho em cima das mesas e de um dia para o outro, tudo parou...
Tenho a sensação de que não me despedi de ninguém... Fico  imaginando que eu não posso perder ninguém, nem ir embora desse mundo sem me despedir.
Será que abracei o suficiente? Será que disse a todos o quanto eu os amo... Não sei...
Essa Guerra me deixou sem chão, verdades tão óbvias apareceram e quebraram paradigmas.
Precisou que o mundo parasse e o vírus ameaçasse nossa sobrevivência para que os pais percebessem que educação se faz em casa. E que escolas são centros de socialização.
Que ensinar não é fácil e que professores são muito mais heróis do que aqueles que o cinema mostra.
Que os mitos estão nos hospitais, de  máscaras.
Se você aprendeu com a sabedoria dos mais velhos, sorte a sua, o mundo depois desse tsumani será mais jovem, com menos rugas e menos sábio...
Ou talvez a sabedoria apareça nesse tempo, desde que ele sirva para entendermos porque a grande viagem que deve ser feita é pra dentro de nós mesmos.
Para que você entenda que o importante não são os custos, mas os valores.
Que essa guerra sirva pra que você reveja seus conceitos, entenda que rico é o trabalhador, sem ele não existe riqueza.
Que sem o homem a natureza é mais feliz e o céu mais azul.
Que amigos usam a tecnologia pra se fazer perto, e que não existe distância para aqueles que se amam.
Que  vencer uma guerra no sofá é uma benção, e  está em suas mãos. Sua casa é sua trincheira e na terceira guerra mundial a granada mais perigosa é água e sabão.
E quando passar, olhe pra essa quarentena e veja que ela foi apenas o tempo de incubação, que você precisou para renascer.
Adriana Giampietro

  • AGORA FATOS DO ANO EM QUE EU NASCI


No Brasil, já se falava em crise.



1 – Jânio Quadros, que governou somente por 07 meses, renuncia. A população do Brasil era de 74.988.037 habitantes.

1961 – Renúncia de Jânio Quadros – nasceu em 1917 e morreu em 1993 – 76 anos.


2 – Guimarães Rosa recebe o Premio Machado de Assis.




3 – Algumas notícias que eram destaques nos jornais




4- Olhem ai mais uma manchete dos jornais aqui do Brasil. Vocês concordam comigo que muitas coisas continuam, e se repetem até hoje?

5 – Nesse ano, o salário da grande maioria do povo era a metade do valor de um aluguel de um quitinete. 

6 – O Brasil tinha 130 mil carros e foi o lançamento do fusca. Era um Brasil que sonhava em branco e preto ainda. Nem se pensava em televisão colorida. 

7 – A filha de Jânio fala dele como pai, e algumas pessoas que conviveram com ele fala a respeito do mesmo. Foi ele quem proibiu as brigas de Galo e as corridas de cavalo durante a semana e tinha um medo incrível de voar, muitas vezes era medicado para isso e, segundo depoimentos, Janio tomava 1 cerveja no almoço todos os dias. Ele tinha algumas crises de choro, mas foi um presidente que arrastava muitos eleitores.

Jango
8 – Em 07 de setembro do mesmo ano, João Goulart toma posse, conhecido por Jango.



Abril de 1961E quanto a Moda?
moda año 1961_Lamina1
moda em 1961
fotos moda ano 61
A publicação nos jornais das tendências da moda.  Não sou dessa área, mas acredito que toda a influência da nossa moda era importada, principalmente da Europa.
As fotos da moda de 1961, sinceramente eu curto, me parecia que as mulheres eram mais elegantes, explorando a feminilidade.
Enfim, gostei de fazer esse post, pois essa pesquisa aqui me remeteu ao ano de 1961, só imaginando como eram as coisas, até porque eu estava apenas chegando nesse mundo.
Hello! está chegando por aqui mais uma brasileira e o que me divertiu foi verificar que a história, pelo menos por aqui no Brasil, ela dá um passo pra frente e alguns para trás. Tem notícias dessa época, que são idênticas as nossas de hoje.



Postagem Anterior Próxima Postagem