OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

AUTO FALANTE ESPECIAL - Puma é o segundo carro brasileiro no ‘World Touring 80 Cars’, da FIVA

  • A iniciativa estreou no mês passado e teve o Opala como primeiro homenageado.


A Fédération Internationale des Véhicules Anciens – FIVA escolheu o Puma como o segundo carro brasileiro a figurar na lista do

  • Desconhecidos de todo o Mundo

A lista dos modelos homenageados vem sendo publicada nas redes sociais da FIVA — que é a entidade máxima do antigomobilismo mundial, da qual faz parte a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e consequentemente os seus mais de 200 clubes de antigomobilismo filiados. A hashtag é 

World Touring 80 Cars teve início em junho e o primeiro modelo homenageado foi outro brasileiro: o Chevrolet Opala. Figuram na lista carros poucos conhecidos por nós brasileiros como o ucraniano Zaz Zaporozhets; modelos da marca inglesa Jensen, da israelense Haifa e da holandesa Daf; o polonês FSO Warszawa; e o iraniano Paykan.

  • Um sucesso chamado Puma

Lançado em 1967, no primeiro ano o Puma GT tinha chassi e mecânica dianteira DKW. Com a venda da DKW para a Volkswagen, o Puma mudou radicalmente já no ano seguinte, adorando chassi e mecânica VW, emprestados do Karmann Ghia 1.500.

Ao longo de sua trajetória de sucesso foram vários modelos Puma: GTE, Spyder, GTS, GTB, P018, entre outros. Os último modelos foram o AM3 e AM4, fabricados até 1990, ambos equipados com motor VW AP 1.8 refrigerado a água.

Texto e edição: Fernando Barenco

Postagem Anterior Próxima Postagem