Colômbia confirma participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil

  • Atualização do destino, ações específicas para o público LGBT e networking são os destaques do país no evento online.
Maria Catalina Galvis, assessora de turismo Procolombia 

Entre os dias 23 a 27 de novembro, acontecerá a 4° edição do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, que acontece em formato online, com duração de uma hora por dia. Confirmada na programação, a Colômbia irá detalhar as ações desenvolvidas para garantir a segurança do turista LGBT no país.

  • “Mesmo com o mercado ainda em marcha lenta, por conta da pandemia de covid-19, a Colômbia segue acreditando no nosso trabalho e reforçando a relevância que o turismo LGBT tem para o setor turístico. Além disso, a confirmação de participação no evento demonstra o interesse do destino em se fixar na memória do viajante”, 

afirma Alex Bernardes, diretor do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.

A programação do Fórum LGBT será dividida em cinco blocos – um para cada dia - com dois temas. Os 30 minutos iniciais serão dedicados a um painel com dois convidados e os 30 minutos finais darão espaço a apresentações com workshops de produtos e serviços turísticos de fornecedores que já trabalham com a comunidade LGBT+.

  • “Desde 2018, participamos do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, evento que é visto pelo mercado como o mais consolidado e forte no segmento LGBT+, tornando-se um espaço de vital importância para mostrar ao trade brasileiro nosso trabalho e as novidades que criamos ano a ano, como por exemplo, um vídeo exclusivo para o segmento, criado em 2020 e que lançaremos, com tradução em português, durante o evento”, 

destaca pontua Nicolás Casasfranco, diretor da ProColombia.

O conteúdo veiculado será gravado em HD e disponibilizado nas plataformas digitais do Brasilturis Jornal, a mais tradicional publicação da indústria do turismo no Brasil; e nas plataformas digitais da Revista ViaG, mídia voltada para o turista LGBT+.

  • “Estamos focados em realizar um evento que tenha conteúdo de qualidade, pois acreditamos que agora, mais do que nunca, é o momento do famoso ‘menos é mais’. A programação de uma hora por dia será disponibilizada em todas as nossas plataformas digitais para que agentes de viagens e operadores possam acessar quando quiserem, sem grandes espetáculos e mecanismos que burocratizem a audiência. Queremos um evento descomplicado e que garanta a melhor entrega possível do investimento aos nossos parceiros’, 

ressalta Bernardes.

Parceiro importante no evento e defensor da comunidade LGBT+, a ProColombia atua na aprovação do casamento entre casais do mesmo sexo desde 2016, além de reforçar o pleito pela criminalização de atos discriminatórios.

  • “A Colômbia tem adotado uma estratégia focada neste segmento desde 2017, porque o governo reconheceu o potencial da comunidade LGBT no turismo Nesse escopo de promoção, o mercado brasileiro está entre as prioridades da ProColombia para difundir a estratégia e o potencial da Colômbia”, 

ressalta Casasfranco.

Outra ação da entidade é o desenvolvimento do ‘Guia Profissional para o Desenvolvimento do Turismo LGBT’, material criado com base em consultorias internacionais e lançado na Fitur Gay em 2019, para que empresários se adequem às especificidades desse perfil de viajante.

Há ainda, o certificado “Friendly Biz”, criado em conjunto com o a Câmara LGBT da Colômbia, que identifica estabelecimentos atuantes no segmento. 

  • “Tudo isso, somado à grande oferta natural, cultural e diversa dos nossos destinos nos posicionou internacionalmente como um destino LGBT+”, 

finaliza.

Alex Bernardes, diretor do Fórum de Turismo LGBT do Brasil. Foto_Diego Siliprando

O Fórum

As inscrições para o Fórum de Turismo LGBT do Brasil serão abertas no final de outubro, diretamente no portal, e os 300 primeiros agentes de viagens e operadores que fizerem as inscrições receberão, em casa, uma caixa com um brinde personalizado do evento e material promocional dos patrocinadores.

O evento tem patrocínios da R1 Soluções Audiovisuais, Pullman Vila Olímpia, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, ProColombia, Miami CVB, Hertz Rent a Car e CC Hotels, entre outros. Além disso, conta com o apoio institucional da Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA) e da Abav São Paulo.

Agenda

23/11: MICE LGBT

24/11: Turismo LGBT na Terceira Idade

25/11: Diversidade LGBT no Turismo

26/11: Políticas Públicas

27/11: Marcas Com Propósito Social