OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Grupo PET do Instituto de Biociências de Botucatu lança curadoria de cursos com conteúdos LGBTI+

Iniciativa contribui na formação de professores e a desconstruir tabus em torno do tema

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os mecanismo reprodutivos e a sexualidade humana são temas obrigatórios no currículo de Ciências no 8° ano. Apesar disso, o tema ainda carrega tabus e muita desinformação que dificultam o compartilhamento e debate dele dentro das salas de aula.

Neste sentido, o Programa de Educação Tutorial de Ciências Biológicas de Botucatu (PET - CBB), formado por alunos do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu, organizou um guia que reúne sugestões de cursos, livros, filmes e outros materiais sobre a temática LGBTI+.

A proposta deste material é organizar informações que possam contribuir para a formação de professores e demais pessoas que se interessem pelos estudos de sexualidade e gênero, com materiais confiáveis e renomados a respeito da temática. A iniciativa surgiu de alunos de Ciências Biológicas, que precisavam desenvolver um projeto teórico dentro da disciplina de Metodologias da Licenciatura, ainda no ano de 2019. 

  • “Nós, como alunos da licenciatura, vemos muita necessidade em falar sobre a temática pois nos estágios obrigatórios o maior contingente de professores que procuram ajuda é exatamente sobre Educação Sexual  porque muitas vezes eles não têm a formação necessária”, 

enfatiza Yghor Gloscof, membro do PET e um dos idealizadores do guia.

  • “Também há um tabu social. E alguns alunos estão despreparados para ouvir sobre esses temas. Por isso a gente fez essa curadoria para que todo mundo tenha acesso fácil a esse tipo de informação que ajuda tanto a gente na prática educativa”, 

complementa o estudante.

Para ter acesso ao conteúdo completo da curadoria acesse: ibb.unesp.br

Postagem Anterior Próxima Postagem