Rotary participa de campanha contra a poliomielite

Seguindo uma diretriz de Rotary International, que está trabalhando incessantemente para divulgar a importância da vacinação das crianças de 0 a 4 anos contra a poliomielite, o Rotary Club de Avaré se ovimentou, mais uma vez, em prol da causa.



Durante o sábado, 17, os rotarianos percorreram as ruas dos bairros Mário Emílio Bannwart e Alto entregando folders alusivos à campanha.

  • Por que devo vacinar meu filho?

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus, cuja incidência maior se dá em crianças menores de quatro anos.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

  • E o que o Rotary tem feito?

Livrar o mundo da poliomielite é a nossa principal meta. Desde 1979, junto com nossos parceiros, investimos bilhões de dólares em pesquisas, vacinação, conscientização e conseguimos reduzir os casos da poliomielite em 99,9%. Nesse meio tempo, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a pólio, em 122 países. Falta muito pouco para erradicarmos a poliomielite, mas precisamos de sua ajuda.

  • O problema:

Muitas mães e pais não vacinam seus filhos! Apesar de o nosso país não ter casos de poliomielite registrados há 29 anos, a resistência de pais e mães em imunizar os seus filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos.

Por isso, se você tem filho na idade entre 0 a 4 anos, procure o Posto de Saúde mais próximo e pergunte sobre a vacina, que é totalmente gratuita.

  • Texto de José Renato Fusco - Da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Avaré