OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

PÁGINA DE DOMINGO - Como os cães descobrem o caminho de casa? A ciência tenta responder

  • Muitos cães já viraram manchetes por conta de seus instintos de descobrirem o caminho de casa, mas nem todos eles conseguem fazer isso.

Veja também:

Deixado em hotel, cão foge e caminha 100 km para voltar aos donos

Família reencontra cão desaparecido um ano depois e a 1.600 km de casa

Publicidade

Gato desaparecido volta pra casa com uma conta por três peixes consumidos

Um cachorro, que estava perdido na China, encontrou o caminho de casa depois de caminhar mais de 60 quilômetros em uma jornada de 26 dias. Todos já devem ter ouvido uma história como essa, ​​de animais de estimação que viajaram longas distâncias para retornar aos seus donos.

Então, todos os cães têm um instinto de lar? A especialista em comportamento animal, Karis Nafte, diz que na verdade alguns cães têm, mas outros, não. “Já trabalhei com pessoas que perderam seus cachorros a três ruas de sua casa e o cachorro ficou desaparecido para sempre. E então você tem os casos em que é simplesmente extraordinário. Ninguém sabe como o cachorro chega em casa, mas obviamente, alguns cães têm um instinto forte”, explica Karis.

Existem muitas teorias diferentes sobre a ciência por trás destes instintos. Algumas pessoas acreditam que os cães dependem de cheiros familiares, outras argumentam que os cães podem transferir seu instinto territorial para a casa de seus donos, enquanto alguns estão convencidos de que eles usam o campo magnético da Terra.

Embora certos cães domésticos possam ser treinados e criados para ter instintos de ‘rastreamento’, Karis diz que essa habilidade é a exceção, e não a norma. “Existem cães que, provavelmente, são especiais e que conseguem encontrar o caminho de casa, mas há muitos outros que não conseguem”, salienta a especialista.

FONTE: MICROSOFT NEWS

Postagem Anterior Próxima Postagem