OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

VENENO CASEIRO PARA CUPINS: REMÉDIOS PARA MATAR CUPINS

TV AVARÉ "TV MULHER"
DICA NO VÍDEO E OUTRAS ABAIXO NO TEXTO

Matar cupins com soluções naturais? Uma infestação de cupins pode destruir seu imóvel. Se você quer um veneno caseiro para cupins, confira alguns tratamentos com remédios caseiros eficazes para matar cupins sem precisar usar inseticidas.

Fique tranquilo, não precisa pagar um preço alto contratando os serviços de dedetização e descupinizaçao, saiba agora mesmo quais os venenos caseiros eficientes para se livrar dos cupins.

Cupins de madeira seca e subterrâneos são fundamentais para os processos de renovação em um determinado ecossistema, mas, também são uma praga difícil de exterminar quando adotam uma casa como alvo, motivo pelo qual, a prevenção sempre será mais efetiva que qualquer veneno para cupim.

Em outras palavras, por mais que os consideremos uma praga, estes insetos representam o auge de um processo evolutivo e justamente por isso, são muito resistentes a remédios genéricos para insetos.

Mas, isso não significa que não exista veneno caseiro para cupim que seja eficaz, apenas que, de maneira geral, para se livrar de uma infestação de cupins, mais do que veneno, você precisará de paciência e persistência.

Neste sentido, caso perceba sinais iniciais isolados, como por exemplo, a presença em uma única peça de sua mobília, talvez seja mais prático se livrar daquele móvel específico, antes que a praga se espalhe e você tenha que lidar com vários focos.

E se for este o caso, para se livrar dos cupins, não basta jogar o móvel no lixo, é preciso queimá-lo, o que nem sempre é possível.

  • Veneno caseiro ou inseticida são as únicas opções para se livrar dos cupins?

Seja como for, é prudente fazer uma boa avaliação em toda a casa, principalmente se for de madeira, por possíveis pontos de entrada para uma infestação. Isso porque há certas condições necessárias para que os cupins ataquem em um determinado local:

  • Calor e umidade: se você mora em um local com estas características, certamente, há colônias de cupins no entorno. A situação piora, caso os cômodos de sua residência tenham pouca iluminação solar. Embora não possa fazer nada quanto ao calor e umidade, é interessante que ao menos, dê um banho de sol nos móveis, ainda que apenas eventualmente.
  • Madeira velha no quintal: não deveria ser necessário avisar, mas, pilhas de madeira apodrecendo no quintal são um banquete para cupins e uma vez instalados nelas, a entrada na casa é uma questão de tempo apenas.
  • Rachaduras, buracos e frestas: madeira nova e tratada, dificilmente terá cupins, mas, se houver rachaduras e frestas, eles podem se instalar através destes espaços.
  • Serragem ou pedaços de madeira (cobertura vegetal): há quem tenha o hábito de utilizar estes materiais como uma espécie de cobertura vegetal no entorno de árvores e plantas menores o que, considerando a umidade do solo, também se constitui em um banquete para os cupins.

Mesmo que não exista nada disso em sua residência, ainda assim, existe a possibilidade de que os cupins apareçam, principalmente, porque há outros fatores sobre os quais você não tem controle, como por exemplo, algum móvel com madeira sem o tratamento adequado.

Neste caso, a única coisa a ser feita, é ficar atento aos sinais de presença dos insetos, todos facilmente perceptíveis:

  • Rachaduras na pintura de paredes;
  • Som oco em resposta a batidas na madeira;
  • Trilhas de pó, semelhantes a serragem fina;
  • Asas soltas pela casa.

Dito isso, uma vez identificado o problema, algum veneno caseiro para cupim da lista a seguir deve dar conta dele, embora, como já dissemos, paciência e persistência sejam componentes essenciais de qualquer das fórmulas apresentadas.

  • 11 remédios e venenos caseiros para matar cupins

Felizmente, existem vários tratamentos naturais e venenos para combater cupins e evitar que eles se instalem em sua casa. Para acabar com uma infestação de cupins, experimente nossos remédios caseiros úteis para matar cupins.

Infestação de cupins em imóveis, seja ele residencial ou comercial é um sério problema. Os cupins são insetos que se alimentam de celulose, substância presentes, em vegetais, peças de madeiras, como portas, assoalhos, janelas, rodapés, armários, ou qualquer móvel de madeira.

Em nossas casas sempre há um local ideal para os cupins se propagarem pelo ambiente. Uma vez instalada a infestação de cupins isso é um sério problema.

Uma colônia de cupins pode consumir cerca de 15 quilos de madeira em período de uma semana, e não falta de celulose, eles até podem danificar roupas. Os cupins preferem locais mais quentes e lugares com muita umidade.

Se tiver problemas com cupins em seu domicílio, será preciso trabalhar duro e agir rapidamente adotando um tratamento contra cupins. Mas, para a nossa felicidade, existem vários venenos e tratamentos caseiros para evitar que os cupins entre em sua casa e faça dela uma moradia permanente.

Para evitar cupins experimente nossos remédios caseiros que serão úteis para combater os cupins.

  • 1. Veneno caseiro para cupins usando óleo de casca de laranja

O óleo de casca de laranja é um pesticida muito eficaz e pode ser facilmente produzido em casa, a partir de raspas da casca, álcool etílico e óleo, mais alguns dias para preparação.

No fim, basta diluir algumas gotas em água e borrifar o preparado pelas áreas infestadas. Como já dito e igualmente válido para todas as sugestões a seguir, trata-se de um trabalho contínuo.

Em geral, os cupins morrem imediatamente, logo após o contato com o óleo de laranja, mas, é preciso identificar todas os pontos de infestação e repetir o processo algumas vezes, até certificar-se de que todos foram exterminados.

  • 2. Você sabia que óleo de alho funciona com um veneno inseticida contra cupins?

O óleo de alho possui substâncias inseticidas contra cupins que funcionam como um veneno para matar o inseto. De acordo com um estudo, usado na concentração (20%, 10% e 5%) respectivamente de diferentes soluções no qual foi utilizado óleo de alho, neem e tabaco foi utilizado em água quente e fria.

A solução preparada com óleo de alho em água quente e fria foi a que apresentou 100% na matança de várias espécies de cupins.

  • 3. Choque térmico é uma solução caseira para matar cupins na madeira

Além de não ser propriamente um veneno para cupim, este método é bastante trabalhoso e também, um pouco demorado, por isso, é mais indicado para peças pequenas de mobília ou focos de infestação isolados.

Essencialmente, você utiliza qualquer meio à sua disposição para esquentar e resfriar, repetidamente, a peça de madeira. Especificamente, o local que apresenta cupins.

Não é uma técnica muito eficiente, mas, como dissemos, para peças pequenas, pode ser uma forma simples de lidar com o problema.

  • 4. Ácido bórico um poderoso veneno caseiro para cupins

O ácido bórico é uma solução reconhecida por ser eficaz, no entanto, é tão venenoso para os cupins, quanto para seres humanos e animais de estimação.

Também pode ser utilizado como proteção contra novos ataques, já que sua aplicação é feita a partir de uma solução diluída, com o uso de pincéis, criando uma camada sobre a madeira.

O uso desta substância requer luvas, máscaras e uma boa dose de atenção, mantendo crianças e animais distantes da área.

  • 5. Borato de sódio (Borax)

Trata-se de uma solução eficaz e também, menos agressiva que o ácido bórico. O problema é que não é fácil de encontrar.

O método de aplicação também é um pouco diferente, mas, exige os mesmos cuidados, com máscaras, luvas e isolamento do local.

  • 6. Armadilhas de papelão

Cupins comem madeira, e tudo que for a base de celulose e como qualquer animal, tem uma tendência a optar pelos caminhos mais fáceis, por isso este método é eficaz.

Basicamente, você posiciona folhas de papelão, ou similares, sobre as áreas afetadas e espera até que os cupins migrem da madeira para a armadilha. Depois, basta acumular estas folhas em uma caixa, ou outro local apropriado.

No fim, você mata todos de uma vez, ateando fogo a pilha. Não é preciso dizer que, embora eficaz, este método exige muita paciência, sobretudo quando se trata de uma infestação em larga escala.

Para infestações localizadas, entretanto, é uma solução barata e relativamente rápida.

  • 7. Veneno caseiro para cupins usando aloe vera

Outro veneno caseiro para cupim muito eficaz, é a solução de aloe vera, principalmente, porque mata cupins instantaneamente.

O método mais simples de utilização, é moer a planta inteira e deixá-la descansar em um recipiente com água e depois, borrifar a solução na área afetada.

Por outro lado, como todos os outros métodos, exige várias aplicações até que o problema esteja resolvido.

  • 8. Nematoides

Nematoides são parasitas minúsculos que se alimentam de colônias de cupins e formigas. Não são fáceis de encontrar, mas, podem ser comprados online, ou em lojas de materiais orgânicos.

Outro problema é que, ao usar a natureza contra ela mesma, você está propondo um jogo de equilíbrio, ou seja, os nematoides dificilmente vão exterminar a colônia inteira, mas, sim, diminuí-la drasticamente, mantendo-a sob relativo controle.

É provável que outro método seja necessário para completar o serviço.

  • 9. Tratamento natural para cupins com vaselina (Petroleum Jelly)

A vaselina original não é propriamente um veneno caseiro para cupim, já que não mata os insetos, porém, pode ser utilizada como uma espécie de repelente e também, como proteção.

Basta aplicar uma camada sobre uma peça de madeira e deixá-la no sol por algum tempo, até que os cupins abandonem o local. Depois, não é necessário limpar, apenas polir com um pano macio.

  • 10. Vinagre branco pode ser utilizado como veneno caseiro para matar cupins

Outro veneno para cupim não muito eficiente para grandes infestações, mas, útil para os estágios iniciais da praga.

Ao contrário da vaselina, o vinagre realmente mata os insetos, porém, o processo é lento e dificilmente funcionará em casos mais graves.

Idealmente, deve ser aplicado diretamente no ninho para melhores resultados.

  • 11. Cloreto de sódio (Sal)

Mais um assassino lento. A grande vantagem é que se trata de um elemento inofensivo para seres humanos e animais domésticos, embora seja pernicioso para vários tipos de insetos.

Como dito, não é muito eficiente, mas, é barato, está sempre disponível e pode ser usado em todas as formas, inclusive sal grosso.

Em geral, é mais recomendado como forma de prevenir que uma colônia externa, no quintal por exemplo, se espalhe para dentro de casa, bastando “salgar” a área no entorno do cupinzeiro.

Função para a qual, aliás, quase qualquer veneno caseiro para cupim aqui citado pode servir.

  • Algumas dicas extras

Nos Estados Unidos as casas são feitas basicamente de madeira, enquanto aqui, costumamos erigir nossas casas em alvenaria e isso tem dois significados importantes para esta lista.

  • Primeiro: quando se trata de exterminar cupins em madeira, o mercado americano tem muito mais opções do que o brasileiro e uma delas, são aparelhos próprios para eletrocutar colônias de cupins. Não é algo fácil de fazer, mas, pode ser uma alternativa, caso você encontre onde comprar.
  • Segundo: aqui, temos “cupins de concreto”, o que é uma pequena distorção da realidade, já que os cupins são os mesmos e não se alimentam de cimento, apenas se instalam por entre possíveis brechas e rachaduras. Mas, quando há uma infestação em alvenaria, também podem comprometer a estrutura da casa, embora seja uma ocorrência menos frequente que em casas de madeira.

Neste último caso, é bom ter em mente que um veneno caseiro para cupim é apenas um paliativo, sendo necessária uma avaliação estrutural de um profissional. Isso, porque em casas de madeira, o estrago que eles fazem é mais facilmente percebido, enquanto que, em construções de alvenaria, pode demorar para aparecerem sinais óbvios de danos graves.

  • Mas, afinal, qual o melhor veneno caseiro para eliminar cupins?

Infelizmente, como dissemos desde o início, não há uma fórmula matadora e infalível. Boa parte dos produtos comerciais que se apresentam como veneno para cupim, na realidade, não funcionam de maneira efetiva.

Se você já teve que lidar com uma colônia, sabe disso. O melhor que estes produtos fazem é atrasar o avanço dos insetos e impedir o surgimento de novos focos.

Neste sentido, qualquer veneno caseiro para cupim pode cumprir a mesma tarefa. Alguns envolvendo muito trabalho e paciência, outros, até de forma mais efetiva que os produtos comerciais. E é claro que sempre existem as empresas dedetizadoras.

Seja como for, não há motivo para desânimo, principalmente, se você perceber os sinais logo no início, como enfatizamos já na introdução deste texto.

Cuidados básicos como manter o quintal livre de restos de madeira, sobretudo em regiões mais quentes e úmidas, ou garantir um bom suprimento de luz solar para sua mobília, assim como revestir peças e paredes de madeira com produtos específicos para este fim, pode ser mais do que suficiente para evitar problemas.

Afinal, por mais resistentes que sejam, cupins são apenas insetos que seguem um comportamento padrão, ordenado e relativamente previsível, o que significa, que não se instalarão onde as condições não forem adequadas.

Portanto, sua tarefa número 1, é garantir que sua casa não seja “apetitosa” ou “acolhedora” para eles.

Conhece outros venenos caseiros para cupins? Compartilhe seus conhecimentos conosco na seção de comentários abaixo.

  • É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Postagem Anterior Próxima Postagem