OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

"A História de Papai Noel"

JORNAL DO GUMA


O Papai Noel é uma das figuras lendárias mais emblemáticas do Natal. O "bom velhinho" gordinho e simpático representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus.


Na época do Natal as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar. Segundo a lenda, na noite da véspera de Natal ele percorre os céus por todo o mundo com a ajuda do seu trenó puxado pelas suas nove renas e leva presentes às crianças que se portaram bem durante o ano.

A história mais conhecida é que o Papai Noel entra pelas chaminés e deixa os presentes debaixo da árvore de Natal.

São Nicolau deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite.

São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O mais conhecido terá sido o pagamento dos dotes de três filhas de um casal pobre.
Os pais das moças não tinham dinheiro para pagar o dote e casar as suas filhas, o que destinava a elas uma vida de prostituição. Até que um dia apareceu na casa dessa família um saco contendo moedas de ouro e prata e as meninas tiveram, assim, o seu dote para o casamento.
Há quem diga que não eram três filhas, mas apenas uma e que vivia sozinha com o seu pai. O que importa não são os pormenores, mas o teor dessa história.
E antes mesmo de São Nicolau, há uma lenda vinculada à origem do Papai Noel, a lenda do Velho Inverno. Segundo ela, havia um velhinho que andava de casa em casa pedindo comida durante o inverno. Quem ajudava o senhor garantia um inverno agradável para a sua família.
O Dia de São Nicolau é comemorado em 06 de dezembro, data de sua morte. Em virtude disso, muitas pessoas costumam montar as árvores de Natal nessa data.
São Nicolau é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Além disso, é considerado o padroeiro dos estudantes.


Representação do Papai Noel

Hoje o Papai Noel tem uma longa barba branca e usa uma roupa vermelha com detalhes em branco. Possui um gorro vermelho e leva um cinto e botas pretas. Além disso, ele carrega um grande saco de presentes.

Mas nem sempre foi assim. As primeiras imagens do Papai Noel apresentavam um homem magro, outras se assemelhavam a um duende. E as suas roupas eram escuras, em tons de marrom e verde.

O cartunista alemão Thomas Nast (1840-1902) trabalhou durante anos no desenho do Papai Noel. Em uma delas, publicada na revista Harper's Weeklys, o Papai Noel apresenta o seguinte aspecto:

Foi somente em 1931, através de uma campanha publicitária da Coca-Cola que o Papai Noel ganhou o aspecto mais próximo do que conhecemos hoje:

Curiosidades sobre o Papai Noel

Na cultura americana, o Papai Noel vive no Polo Norte. Já na europeia, ele vive na Lapônia, Finlândia.
Em Portugal, o Papai Noel é chamado de “Pai Natal”. Nos Estados Unidos, de Santa Claus.
Reza a lenda que ele vive com sua mulher, a Mamãe Noel, alguns elfos e suas renas. Os elfos são entidades mágicas que auxiliam na fabricação dos brinquedos que serão entregues às crianças.
Uma pergunta muita curiosa presente no imaginário das crianças é: Como o Papai Noel consegue entregar todos os presentes na véspera de Natal? Segundo a lógica, o fato de existirem vários fusos horários faria com que ele ganhasse umas horinhas a mais e, com isso, entregaria tudo em 31 horas.
Há algumas variações da lenda e uma delas diz que o Papai Noel gosta de petiscar quando entrega os presentes. É por isso que muitas pessoas costumam deixar leite e bolachas para ele e cenouras para as suas renas.
Na Finlândia existe a aldeia do Papai Noel. Os adultos usam o seu endereço (Tähtikuja 1, 96930 Rovaniemi, Finlândia) para colocar nas cartas das crianças a fim de fazerem elas acreditarem que aí fica a casa do Papai Noel.
Para alegrar ainda mais as crianças, o site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) apresenta todos os anos a rota do Papai Noel. Assim, no dia 24 de dezembro, as crianças acreditam que conseguem saber por onde ele anda.
Postagem Anterior Próxima Postagem