Seis em cada dez brasileiros pegaram ou conhecem alguém que pegou a covid-19

 


Pesquisa PoderData mostra que 6 em cada 10 brasileiros já tiveram covid-19 ou conhecem alguém que foi infectado pelo coronavírus. É um crescimento de 5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado há 15 dias.

© Sérgio Lima/Poder360 Profissional da saúde realiza teste para o novo coronavírus em Brasília. País já tem 2,2 milhões de casos confirmados

Outros 36% disseram não terem presenciado a doença em seu círculo social. O resultado variou 3 pontos negativamente dentro da margem de erro. Outros 4% não sabem ou não responderam.

© Fornecido por Poder360

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 7 a 9 de dezembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 505 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.A última atualização do Ministério da Saúde, na 5ª feira (10.dez.2020), aponta que o país registra 6.781.799 infecções confirmadas pela doença. Além disso, 179.765 pessoas morreram –o 2º maior número absoluto no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

© Reprodução/Ministério da Saúde

Quando é feita a proporção por milhão de habitantes, no entanto, o Brasil cai para a 15ª posição no ranking.

Os 60% registrados na pesquisa são numericamente o maior percentual de percepção da covid-19 detectada pelo PoderData. O pico anterior foi de 57%, há 30 dias, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

A presença da doença causada pelo coronavírus é mais notada principalmente na Região Norte, onde 88% conhecem alguém que foi infectado. Por outro lado, são 43% no Sul do país. Pessoas com ensino superior completo e que recebem mais de 10 salários mínimos também puxas as estatísticas –são 70% e 84% respectivamente.

Covid-19 no Brasil

Os casos diários da doença voltaram a crescer no país nos últimos meses. Na 4ª feira (9.dez.2020), o Ministério da Saúde confirmou 53.453 novos registros, maior cifra desde 13 de agosto, quando mais de 60.000 brasileiros retornaram resultados positivos para a covid-19.

A média diária do país está em mais de 41 mil novos casos diários e 640 mortes.

PODERDATA

Leia mais sobre a pesquisa PoderData:

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.