6 chás para baixar o colesterol

JORNAL DO GUMA "CHÁ COMIGO!"

Uma excelente forma de baixar o colesterol é beber durante o dia chás feitos com plantas medicinais de ajudam a desintoxicar o organismo e que possuem propriedades hipoglicemiantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, como o chá de alcachofra e o chá mate.

É importante que esses chás sejam tomados sob orientação do médico e não devem substituir o tratamento recomendado, sendo apenas uma forma de complementar a dieta para baixar o colesterol, que deve ser baixa em gorduras e açúcares, além de praticar atividade física regularmente.


Giulia Cooper faz espetáculo sem palavras e temporada de Chá Comigo terá nove apresentações. Foto: Olivia Locatelli/Divulgação Foto meramente ilustrativa


1. Chá de alcachofra

A alcachofra tem propriedades depurativas do sangue e contém ácidos na sua composição que reduzem o excesso de colesterol no sangue, além de diminuir a pressão arterial e prevenir a aterosclerose.

Como preparar e tomar: adicionar 2 a 4 g de folhas de alcachofra em 240 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 minutos, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia antes das refeições principais.

Contraindicações: este chá não deve ser consumido por pessoas que possuem obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e período de amamentação, além de também não ser recomendado para pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas e crianças com menos de 12 anos.

2. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos, isso porque possui compostos que garantem propriedades antioxidantes a essa planta.

Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa da raiz de dente de leão triturada em 200 mL de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber cerca de 3 xícaras de chá por dia.

Contraindicações: essa planta não deve ser utilizada por pessoas que possuem hipersensibilidade a ela, que possuem obstrução dos ductos biliares ou oclusão intestinal. Além disso, não deve ser usado na gravidez e durante a fase de amamentação.

3. Chá de cúrcuma

A cúrcuma possui um composto bioativo chamado curcumina, uma substância que ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue devido à sua ação antioxidante e exerce cardioprotetor.

Como preparar e tomar: colocar 1 colher de chá de pós de cúrcuma em 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. É recomendado tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

4. Chá mate

A erva-mate além de ter ação antioxidante, possui saponinas, que são compostos orgânicos que diminuem a absorção de gorduras e colesterol a nível intestinal, aumentando a sua excreção através das fezes.

Como preparar e tomar: colocar 3 colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 1,5 litros do chá por dia.

Contraindicações: este chá não deve ser consumido por mulheres grávidas, durante a fase de amamentação e por pessoas que tenham ansiedade, nervosismo, insônia, gastrite, úlceras, refluxo e hipertensão não controlada, pois possui cafeína.

5. Chá verde

O chá verde é rico em catequinas, flavonoides e outros compostos que possuem propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir os níveis de colesterol mal, o LDL, e os triglicerídeos no sangue.

Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa de chá verde em 240 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber morno até 4 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: esse chá não deve ser consumido durante a gravidez ou período de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, úlceras e hipertensão, já que contém cafeína. Além disso, deve ser evitado por pessoas que tomam anticoagulantes e que possuem hipotireoidismo.

6. Chá vermelho

O chá vermelho, também chamado de pu-er, além de ser rico em antioxidantes, também contém um composto chamado teobromina, que aumenta a excreção, através das fezes, de colesterol e promove alteração no metabolismo das gorduras. Conheça mais sobre o chá vermelho e seu benefícios.

Como preparar e tomar: ferver 1 litro de água, acrescentar 2 colheres de sopa de chá vermelho e tapar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber 3 xícaras por dia.

Contraindicações: esse chá não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou em fase de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, refluxo gastroesofágico, hipertensão ou problemas cardíacos, já que possui cafeína.