OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

SP: Capital regride, e seis regiões vão para a fase vermelha a partir do dia 25 de Janeiro

TV AVARÉ "COVID-19"

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que a capital do estado vai regredir de fase no Plano São Paulo, que coordena a flexibilização ou endurecimento de medidas restritivas de controle da pandemia de covid-19. Além da Grande São Paulo, que vai da fase amarela para a laranja, outras seis regiões passarão a partir de segunda-feira (25) para a fase vermelha, a mais restritiva, em que só atividades essenciais podem funcionar.  VEJA MAIS ABAIXO🔻

Autoriza o funcionamento dos serviços essenciais em Avaré e nos horários atuais, ou seja, no caso de supermercados, até as 22 horas. Farmácias poderão ficar abertas 24 horas por dia.

Os estabelecimentos considerados essenciais são:
– Postos de combustíveis, exceto lojas de conveniência em anexo;
– Supermercados, mercados, mercearias e similares;
– Padarias;
– Casas lotéricas;
– Oficinas mecânicas e autopeças;
– Açougues;
– Farmácias;
– Hospitais, assistência à saúde incluindo serviços médicos e hospitalares;
– Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, lojas de produtos, medicamentos e alimentação para animais;
– Serviços públicos;
– Telecomunicações;
– Internet;
– Atividades religiosas;
– Óticas;
– Estabelecimentos de materiais de construção e;
– Lojas de conserto de aparelhos eletrônicos.

Os não essenciais poderão ficar abertos por 8 horárias diárias, porém que não ultrapasse às 20 horas. Aos sábados, domingos e feriados, somente as atividades essenciais podem funcionar, tanto durante o dia como à noite. O restante do comércio deve permanecer fechados.

Supermercados, mercados, mercearias e similares, ficam proibidos a venda de bebidas alcoólicas após as 20 horas. Os estabelecimentos considerados como atividades essenciais deverão limitar o ingresso de pessoas dentro do estabelecimento em 40% da capacidade a fim de evitar aglomeração em seu interior, aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool gel, cabendo também a obrigação de evitar aglomeração na parte externa do empreendimento, sendo responsável pelo controle de filas, demarcação no solo com espaçamento de 1,5 metro entre as pessoas e adotando os protocolos sanitários setoriais.


Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de PrivacidadeTermos
🔻

O governo paulista também determinou que aos finais de semana e feriados todas as regiões do estado ficarão na fase vermelha, em medida que vale a partir do feriado da próxima segunda-feira (25) na capital. Para o restante do estado, o primeiro final de semana apenas com atividades essenciais funcionando será o dos dias 30 e 31. A determinação vale inicialmente apenas por dois finais de semana, até 7 de fevereiro de 2021.

Durante os dias da semana, também valerá as regras fase vermelha em todo o estado entre 20h e 6h. Segundo a nova atualização do Plano São Paulo, Bauru, Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté passam da laranja para a vermelha. Já Barretos vai direto da amarela para a vermelha, se unindo a Marília, que já estava na fase mais restritiva.

Regras da Fase Vermelha do Plano São Paulo

Fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais

Araraquara, São João da Boa Vista, Campinas, Grande São Paulo e Baixada Santista passam da fase amarela para a laranja, que prevê o fechamento de bares para atendimento presencial e funcionamento de restaurantes apenas até as 20h, com capacidade reduzida.

Desta forma, dez regiões do estado ficaram na fase laranja, representando 78% da população. Outras sete estão na vermelha e abrigam 22% dos habitantes paulistas. "Até que tenhamos a maioria dos brasileiros vacinados, a interrupção do ciclo do vírus precisa de medidas para conter a propagação", disse Doria. "Respeitamos opiniões contrárias, empresários que atuam em SP em todos setores, compreendemos as preocupações, mas peço que compreendam que sem vida não há economia. Sem existência não há processo econômico que sobreviva. Precisamos cuidar das pessoas e garantir que estejam vivas para que possam ir a bares, shoppings, parques, áreas de lazer e outras tantas áreas. É nosso dever, pela ciência e pelo campo humanitário, defender vidas", afirmou o governador. 

O governo paulista disse que agora não fará novas reclassificações do Plano São Paulo até 8 de fevereiro de 2021.

UOL

Postagem Anterior Próxima Postagem