PÁGINA DE DOMINGO "Qual o tipo de máscara é mais eficiente?"

JORNAL DO GUMA "PÁGINA DE DOMINGO"

Covid-19: Cientistas americanos revelam que tipo de máscara é mais eficiente

Mesmo com a vacina, especialistas alertam que o uso da máscara deve continuar sendo usada por mais algum tempo para evitar o contágio da Covid-19.

© Jetss Covid-19: Cientistas americanos revelam que tipo de máscara é mais eficiente (Foto: Pixabay)

++ Covid-19: O que fazer se a máscara molhar com a chuva

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicado na revista científica “Science” em setembro, comparou a eficiência de 14 tipos de máscara.

Eles mediram o quanto as máscaras conseguiam impedir que as gotículas expelidas por uma pessoa ao falar se espalhassem pelo ambiente. Os cientistas notaram que falar através das polainas de pescoço parecia dispersar as gotículas maiores em várias menores.

“Considerando que as partículas menores são transportadas pelo ar por mais tempo do que as gotas grandes (as gotas maiores caem mais rápido), o uso de tal máscara pode ser contraproducente”, alertaram os pesquisadores no estudo.

A pesquisa revelou que as N95 são as que mais protegem e podem ser úteis para aumentar a proteção em determinados locais, como o transporte público.

O uso de máscaras N95/PFF2 bem ajustadas pode ser uma boa alternativa, especialmente para pessoas de grupos de risco ou que convivem com grupos mais vulneráveis. A N95 represente a máscara número 14 da foto a seguir.

Em seguida, a melhor máscara é aquela que tenha malhas bem fechadas – de 2 a 3 camadas de pano e a descartável com 3 camadas. Para verificar sua eficácia, a pessoa pode fazer o teste da luz do sol – vendo se consegue enxergar a luz do sol através da máscara – ou o teste da vela.

Estando de máscara, tente apagar um fósforo, uma vela, um isqueiro: se conseguir apagar com certa facilidade, é sinal de que não é tão grossa quanto deveria. Isso serve para ver a qualidade da máscara – mas não adianta se ela não ajusta .


© Jetss Os cientistas analisaram 14 tipos de máscaras (Foto: Emma Fischer, Duke University )

JETSS BR