OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Página de Domingo "Colecionador tem elevador só para levar carros antigos até seu escritório"

 JORNAL DO GUMA "PÁGINA DE DOMINGO"



Entre os clássicos, encontram-se bicicletas, carrinhos e placas de postos de gasolina e oficinas[/caption] São 1.800 metros quadrados, dez contêineres, 40 carros, 70 tipos de coleção, mil objetos vintage e um helicóptero. Esses são alguns dos números da garagem/escritório do empresário paulista Antonio Coelho, 60 anos. 

© Fernando Pires Garagem arquitetônica


Por mais admiráveis, porém, números só expressam quantidade e não dizem nada sobre a qualidade de carros e objetos guardados e nem do projeto arquitetônico do lugar. O dono conta que a ideia de construir o espaço anexo à casa onde ele vive surgiu da necessidade de organizar e expor coleções como câmeras fotográficas, cadeiras de barbeiro, cabines telefônicas, máquinas de café, placas de postos de gasolina e, ufa!, brinquedos, entre outros itens. A lista é imensa. Setenta para ser exata. Antonio é um colecionador de coleções. Mas a principal é a de carros.


Antonio entre dois dos alemães que admira: a Mercedes SL (1961) e o BMW GT 1600 (1966)[/caption] “Eu não compro apenas modelos americanos ou europeus. Tenho unidades de várias fábricas dos anos 40 até os 90”, diz o empresário. Na garagem, estão 40 exemplares, mas a coleção chega a 150 antigos (o restante fica em outro galpão). São preciosidades como Mercedes SL “Pagoda” (1970), Ferrari Mondial (1983), Cadillac Series 62 (1960), BMW 1600 GT (1966), Volvo P1800 (1971) e até um Rolls-Royce Corniche (1978). Chama a atenção o fato de que, de qualquer lugar do escritório (no andar superior), é possível visualizar a coleção de clássicos como protagonista do espaço, e claro que isso não é uma coincidência. 
“Escolhemos os contêineres para trazer esse tom industrial, e a intenção era que houvesse uma interação entre todas as coleções. Por isso criamos as janelas na parte de baixo das paredes, proporcionando uma visão privilegiada da garagem”, 
conta a arquiteta Gabriela Coelho, filha do colecionador, que assina o projeto junto com a empresa SuperLimão.

© Fernando Pires Garagem arquitetônica

O elevador pode expor qualquer um dos clássicos da garagem
“Os contêineres foram comprados no Porto de Santos e o transporte dos dez até a zona sul de São Paulo rende uma história à parte”, 
brinca Lula Gouveia, sócio da empresa. Como toda obra, houve imprevistos: em se tratando de um projeto para um colecionador, o desafio consistiu em dobrar o número de vagas previsto inicialmente para os antigos (de 20 para 40). 
“Foi um susto, mas nós resolvemos bem adotando duplicadores de vagas”,

© Fernando Pires Garagem arquitetônica

Mercedes “Pagoda” (1970) se tornou o destaque cativo da vaga de destaque da garagem[/caption] Outra surpresa foi a compra de um helicóptero da década de 1940. O teto onde fica exposto teve de receber um reforço estrutural. Um dos elementos que mais se destacam na obra estava planejado desde o início: o elevador para os carros, que parte da garagem e sobe até o escritório, permitindo a exibição de um dos modelos do acervo.

© Fernando Pires Garagem arquitetônica

Essa é a visão da mesa de trabalho do empresário Antônio Coelho[/caption] Em tempos de home office, ter um clássico ao lado da mesa de trabalho é, sem dúvida, motivo para não sair de casa. 

QUATRO RODAS

Postagem Anterior Próxima Postagem