Chá para Pedra nos Rins Funciona? Tipos e Cuidados

 JORNAL DO GUMA "CHÁ COMIGO!"


O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, é uma condição caracterizada pela formação de depósitos duros, que são feitos de minerais e sais, dentro dos rins. Geralmente, as pedras nos rins são formadas quando a urina torna-se concentrada, permitindo que os minerais cristalizem e fiquem unidos.

A doença pode afetar qualquer parte do trato urinário – desde os rins até a bexiga –, além de poder ser bastante dolorosa. O tratamento da condição costuma exigir o consumo de bastante água, pode requerer a utilização de medicamentos para dor e até mesmo a realização de cirurgia.

O procedimento cirúrgico pode ser recomendado nos casos em que as pedras ficam depositadas no trato urinário e estão associadas a uma infecção urinária ou provocam complicações.

Alguns tipos de chá para pedra nos rins

Um artigo do Healthline, que foi revisado pela PhD e mestra em enfermagem holística Debra Rose Wilson, trouxe algumas dicas de remédios caseiros que podem ser úteis para os casos de cálculo renal.

– Chá de Manjericão

Entre os remédios mencionados, estava o chá preparado com as folhas frescas ou desidratadas de manjericão. Segundo a publicação, o manjericão contém uma substância conhecida pelo nome de ácido acético, que ajuda a decompor as pedras nos rins, auxilia a diminuir a dor e reduz os níveis de ácido úrico, o que diminui o risco de desenvolvimento de novos cálculos.

No entanto, o artigo também alertou que o suco de manjericão não deve ser utilizado medicinalmente mais do que seis vezes por semana porque o seu uso prolongado pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, reduzir a pressão arterial e aumentar o sangramento.

Como o mesmo manjericão utilizado no suco aparece no chá, a orientação vale para as duas receitas.

Para fazer esse chá para pedra nos rins, coloque umas 10 folhas de manjericão fresco em um litro de água fervente. Desligue o fogo e deixe repousar por 15 minutos. Em seguida você deve coar.

– Chá de Boldo com Alecrim e Camomila

O chá de boldo com alecrim e camomila pode ser um excelente chá para pedras nos rins porque a bebida possui propriedades diuréticas (que estimulam a urina) e que combatem a inflamação provocada pela passagem das pedras no trato urinário.

Coloque uma colher de sopa de boldo, uma de alecrim e uma de camomila em um litro de água fervente. Desligue o fogo e deixe repousar por 15 minutos. Em seguida você deve coar.

– Chá de Amoreira Negra

Outro chá indicado como remédio natural para pedra nos rins é o de folhas de amoreira negra, que também possui propriedades diuréticas.

Coloque 10 g de folhas secas de amoreira negra em meio litro de água fervente. Desligue o fogo e deixe repousar por 15 minutos. Em seguida você deve coar.

A amoreira negra tem propriedades diuréticas e por isso ajuda na eliminação das pedras nos rins.

– Chá de Salsa

Coloque um maço de salsa em água fervente por 10 minutos. Depois, espere esfriar e coe para beber. É um chá diurético e antioxidante.