OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Embaúba: para que serve e como usar

JORNAL DO GUMA


A embaúba, também conhecida como árvore-da-preguiça ou imbaíba, é uma planta medicinal que possui alcaloides, flavonoides, taninos e glicosídeos cardiotônicos e, por isso, é normalmente utilizada com o objetivo de combater a pressão alta.

As folhas e frutos dessa árvore, cujo nome científico é Cecropia peltata L., pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, sendo importante que o seu consumo seja indicado de acordo com a recomendação do médico ou do fitoterapeuta.


 Para que serve a embaúba

A embaúba possui propriedade cardiotônica, vasodilatadora, diurética, anti-hemorrágica, adstringente, antiasmática, anti-inflamatória, analgésica, anti-séptica, cicatrizante, expectorante e hipotensora, o que é devido à presença de alcaloides, flavonoides, antraquinona, glicosídeos cardiotônicos e taninos em sua composição. Assim, essa planta poderia ser utilizada para ajudar no tratamento de:


Hipertensão;

Taquicardia;

Tosse;

Asma;

Infecções como tuberculose e coqueluche;

Feridas na pele;

Alterações renais, cardíacas ou do sistema nervoso;

Disenteria.

Apesar de ter várias indicações, ainda são necessários mais estudos que comprovem os benefícios da embaúba, bem como os seus efeitos colaterais. Por isso, o consumo da embaúba não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam no período de amamentação, já que ainda não se sabe se essa planta poderia ter efeitos durante a gravidez ou ter alguma consequência para o bebê.

Além disso, é importante que o consumo dessa planta seja orientado pelo médico, isso porque no caso de grandes quantidades serem consumidas, é possível que a pressão baixe muito, resultando em hipotensão.

Como usar

Todas as partes da embaúba podem ser utilizadas para preparar sucos, pomadas ou chás. Os sucos são normalmente indicados no tratamento da tosse e de problemas respiratórios, enquanto que a pomada, que é feita com os galhos, é indicada para favorecer a cicatrização de feridas

A forma mais comum de usar a embaúba é através do chá feito com a folha, que deve ser colocada em água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguir, coar, esperar amornar e beber uma xícara cerca de 3 vezes por dia.

Postagem Anterior Próxima Postagem