OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Troller Pantanal: por que Ford comprou e mandou destruir todas as picapes

JORNAL DO GUMA "AUTO FALANTE ESPECIAL"




Pantanal teve maioria das 77 unidades destruídas por decisão da Ford; pertencente à oval azul, Troller tem futuro ameaçado

Imagem: Reprodução

Em fevereiro de 2008, pouco mais de um ano após assumir as operações da Troller, a Ford tomou uma decisão incomum: convocou os proprietários das 77 unidades da Pantanal fabricadas até então, oferecendo-se para adquiri-las de volta e então destruí-las. De acordo com o recall realizado pela oval azul na época,"constatou-se em testes de engenharia que, dependendo da utilização do veículo, há o risco do aparecimento de trincas no chassi, que, com o tempo, podem se propagar e comprometer sua durabilidade e integridade". Picape trazia chassi alongado que, segundo a Ford, poderia apresentar trincas e risco de acidentes Imagem: Reprodução A convocação acrescentava que "há a possibilidade de trincas no chassi, que, com o tempo, podem se propagar e comprometer sua durabilidade e integridade".

Picape trazia chassi alongado que, segundo a Ford, poderia apresentar trincas e risco de acidentes Imagem: Reprodução A convocação acrescentava que "há a possibilidade de se ter perda de estabilidade e controle direcional em manobras bruscas, podendo causar acidentes".

Os problemas foram considerados falha de projeto e impossíveis de ser corrigidos pela Ford - por esses alegados motivos, a medida drástica foi tomada. A maior parte dos donos aceitou a proposta, recebendo pagamento de acordo com a Tabela Fipe da época - os valores chegavam a cerca de R$ 70 mil.

Uma pequena parcela, porém, recusou-se a vender a Pantanal e teve de assinar um termo de compromisso, isentando a Ford a responsabilidade em eventual acidente. Além disso, na época a Troller chegou a leiloar algumas carrocerias de plástico reforçado com fibra de vidro que restaram em estoque. Duas delas foram adquiridas por um empresário de Atibaia, no interior paulista, que as utilizou para construir um veículo funcional, com chassi e mecânica emprestados de outros modelos.

O dono, no entanto, não quis conversar com UOL Carros. Fato é que a Pantanal virou uma lenda entre amantes de veículos 4x4, justamente por conta do fim trágico que teve a maioria dos seus exemplares

Postagem Anterior Próxima Postagem