OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Autorizada retomada de atividades religiosas em Avaré

JORNAL DO GUMA "COVID-19"


Decreto Municipal nº 6.271, publicado na edição eletrônica do Semanário Oficial em 15/04, permite a retomada das atividades religiosas em Avaré.

CLIQUE AQUI PARA LER O DECRETO

O Artigo 1º do Decreto versa que as atividades religiosas de Igrejas e Templos poderão ser retomadas com horário de atendimento ao público limitado a, no máximo 06 (horas) diárias de segunda-feira a domingo, com estrita observância as normas sanitárias determinadas, bem como seguir as orientações deste decreto, devendo o atendimento se dar por meio de rígido controle, evitando aglomerações, devendo ainda seguir as seguintes medidas de prevenção, com encerramento das atividades e estar fechado até as 20:00 horas.

As Igrejas e Templos deverão seguir as seguintes normas estabelecidas pelo Decreto:

I – o ingresso ao estabelecimento fica limitado à 40% de sua capacidade, sendo que, em caso de formação de filas, caberá ao próprio estabelecimento evitar a aglomeração de pessoas durante a espera no atendimento, cuidando para que as pessoas mantenham a distância mínima de 02 (dois) metros umas das outras inclusive com a demarcação do solo;

II – manter as cadeiras espaçadas, com a distância mínima de 2 metros entre elas, visando diminuir a aglomeração e o contato, sendo proibido atividades com público em pé, exceto padres pastores e assistentes; III – disponibilizar álcool gel 70% a todos os clientes na entrada e na saída do estabelecimento, e em locais

estratégicos a fim de poder atender a todos; IV – fica proibido o ingresso do público em geral no estabelecimento sem a utilização de máscaras faciais;

V – colocar cartazes informativos, visíveis ao público, contendo as seguintes informações/orientações: higienização das mãos, uso do álcool gel 70%, entrada somente com uso de máscaras e manter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

VI – aferir a temperatura de todos os membros no momento de entrada ao estabelecimento, impedindo-os caso a temperatura aferida seja igual ou superior a 37,8º C, com a devida orientação para que procure o devido atendimento junto ao Polo de Atendimento de Sintomas Respiratórios do município para investigação diagnóstica;

VII – recomenda-se a não participação nas atividades religiosas de crianças menores de 12 anos, pessoas com mais de 60 anos, pessoas do grupo de risco e/ou com comorbidades.

CELEBRAÇÕES REMOTAS - Dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu, manteve a recomendação para que as paróquias da região mantenham suspensas as celebrações presenciais. O comunicado, distribuído pelas redes sociais na segunda-feira, 5, ocorreu após anúncio da permissão de missas e cultos de forma presencial, conforme decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques.

“Constatando, é preciso reconhecer, a gravidade extrema da evolução da pandemia da Covid-19, com suas novas variantes, com a falta de leitos nos hospitais, e de modo particular, UTIs, a falta de insumos e medicamentos para intubação e até mesmo de profissionais da saúde especializados, infelizmente não vejo a segurança mínima para retomar as celebrações presenciais em nossas paróquias e igrejas!”, justificou o arcebispo.

“Portanto – determinou o líder dos católicos da região – a suspensão das celebrações presenciais na Arquidiocese de Botucatu permanece até um novo comunicado”.

Dom Maurício exortou em seu comunicado “a todos, párocos e fiéis, a seguirem religiosamente todas as medidas de prevenção já tão recomendadas pelas autoridades sanitárias e tão conhecidas de todos”.

“Todos somos chamados – concluiu o arcebispo – a assumir, com profundo amor à vida e grande responsabilidade, um comportamento pessoal e eclesial que evite ao máximo a disseminação da Covid-19 e o surgimento de novas e mais letais variantes”.

Esta é a segunda vez na pandemia que os fiéis são chamados a participar de celebrações on line. Em 2020, entre os meses de março e setembro os templos ficaram totalmente fechados por determinação das autoridades sanitárias.

DE O VICTORIANO



Postagem Anterior Próxima Postagem