OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Cultura promove visita técnica em antiga estação ferroviária

JORNAL DO GUMA
Da SECOM Avaré
  • Pasta pretende transformar imóvel histórico em ponto de interesse turístico




A antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana localizada na Avenida Major Rangel passou por visita técnica na quinta-feira, 22 de julho.
Estiveram no local a secretária Municipal de Cultura Isabel Cardoso, a arquiteta Nigme Massud, a presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac), Valdirene Fátima da Silva, e a secretária do órgão Vilma Zanluchi.
A pasta pretende iniciar o projeto de restauração do local. O objetivo da inspeção foi elaborar um levantamento sobre o valor a ser investido na primeira etapa do empreendimento.
A expectativa da Cultura é converter o local em um ponto de interesse turístico e cultural, abrigando inclusive um museu ferroviário.

Prédio histórico

Inaugurada em 1895 e reformada em meados dos anos 1930, a velha estação funcionou até 1953. Posteriormente, abrigou a Escola Industrial e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Com a extinção da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), o prédio foi transferido para o patrimônio da União em 1996 e permaneceu abandonado por vários anos.

Recentemente, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré obteve a reintegração de posse do imóvel histórico, uma conquista fruto de muitas lutas do CONDEPHAC,desde a presidencia de Angela Golin, passando por Dario Silveira, que faleceu no exercício do mandato, até os dias atuais.

Postagem Anterior Próxima Postagem