OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Como e por que fazer trabalho voluntário on-line?

JORNAL DO GUMA

Do Guia da Educação

Você já teve a chance de fazer um trabalho voluntário? Seja para aprender algo novo, seja para ganhar experiência e enriquecer o seu currículo, o voluntariado é a melhor maneira de se conectar com a sociedade e com novas pessoas. Mesmo que as atividades sejam remotas, você pode ganhar muito com essa experiência. No artigo de hoje, vamos entender como fazer trabalho voluntário on-line! Confira! 

Fonte: Reprodução

Importância do voluntariado on-line 

São inúmeros os benefícios de se lutar por uma causa, ainda que seja on-line. Por meio dessa prática, percebemos o quão importante é estender a mão para quem precisa e ganhamos em retorno o desenvolvimento da empatia e do cuidado com quem está ao nosso redor.  

  • Além disso, podemos exercer e compreender nosso papel como cidadãos(ãs), transformando a realidade em que vivemos. Nossa rede de amizades se amplia e aprendemos com pessoas de diferentes lugares, vivências, idades e gênero. Quando falamos de voluntariado, também podemos aprimorar nossas habilidades e ganhar novas competências em diversas áreas! 

Exemplos de atividades voluntárias remotas


Se você está se perguntando como é possível ser um(a) voluntário(a) on-line, não se preocupe, porque vamos explicar. Diferentemente das atividades presenciais, nas quais é possível ajudar na construção de uma casa, por exemplo, no voluntariado on-line, você pode usar todos os conhecimentos que possui e oferecê-los para diversas entidades. Dê só uma olhada: 

Intérprete/Tradutor(a) 

Quem domina idiomas estrangeiros ou sabe a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ajudar muito nas mais diversas causas. Você pode traduzir conteúdos já existentes ou, ainda, participar de rodas de conversa em tempo real, contribuindo para a disseminação e a acessibilidade dos materiais de alguma instituição! 

Professor(a) on-line 

Dar uma força para quem está com dificuldades em alguma matéria na escola ou na preparação para o vestibular também é uma das maneiras de ser um voluntário(a) on-line. Para tanto, você só precisa ser formado(a) na área ou estar concluindo os estudos sobre o assunto.  

Analista de redes sociais 

Para quem busca crescer no setor de marketing, existem diversas oportunidades para gerenciar os perfis das redes sociais de algum projeto on-line. Nesses casos, não é necessário ter uma experiência prévia de mercado. Basta ter afinidade com as plataformas e com a causa.  

5 plataformas para fazer trabalho voluntário on-line 

Na internet, é muito fácil encontrar um trabalho voluntário que seja a sua cara. Há diversas formas de unir quem quer oferecer ajuda com quem precisa. Antes de mais nada, tire um tempo para refletir sobre como você pode ajudar e quanto tempo tem disponível para se dedicar. Afinal, é preciso ter comprometimento e responsabilidade. Confira, a seguir, alguns sites para começar já o seu voluntariado on-line: 

1. ONU 

Organização das Nações Unidas possui uma plataforma exclusiva para quem deseja fazer trabalho voluntário on-line. No site, que traz oportunidades de diversos países, você pode navegar por categorias e encontrar informações sobre as atividades que você vai exercer, a carga horária, os pré-requisitos e muito mais! 

2. Atados 

Com uma interface simples, o site Atados irá conectá-lo(a) a várias causas no Brasil de forma remota e presencial. Por lá, você também navega por categoria e basta se cadastrar para se inscrever. 

3. Busca Voluntário 

Nesse site, você encontra um mapa com inúmeras oportunidades de voluntariado pelo país. Na plataforma Busca Voluntário, selecione o filtro de pesquisa “A distância/on-line”, escolha uma vaga que combine com você e preencha o formulário para entrar em contato com a instituição.  

4. Compartir 

No  site Compartir, você pode contribuir com ideias e soluções para várias organizações sociais. Para compartilhar todos os seus conhecimentos, basta se cadastrar e encontrar um projeto com o qual você se identifique.  

5. Sociomotiva 

plataforma Sociomotiva é recheada de ações sociais das quais você pode participar remotamente! Inscreva-se no site e navegue pelas oportunidades, que são separadas por categorias.  

Bônus: o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso  

O filme Patch Adams – O Amor é Contagioso (1998, Tom Shadyac) retrata a história do médico Patch Adams, que ficou conhecido após aplicar a metodologia de trabalho humanizado em hospitais dos Estados Unidos na década de 1970. Interpretado pelo ator Robin Williams (1951 – 2014), ele descobre sua verdadeira vocação e inspira um trabalho cuidadoso, amoroso e com muita alegria para profissionais da área e voluntários(as) 

E aí, gostou de saber sobre as oportunidades de trabalho voluntário on-line? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 


Postagem Anterior Próxima Postagem