OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Em Avaré paciente oncológico terá prioridade no atendimento odontológico gratuito



Parceria da Abova (Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré) com a Secretaria Municipal de Saúde ampliará o acesso ao atendimento odontológico para o paciente oncológico.
Após o diagnóstico de câncer, o paciente precisa se preocupar com diversas questões que vão desde o tipo de tratamento a quanto tempo vai durar. Um ponto de extrema importância é consultar um dentista.

A atuação desse profissional ajuda a prevenir alterações em cavidade oral muito frequentes em pacientes submetidos à quimio, radio, hormonioterapia e até mesmo no transplante de medula óssea.

Para agendar a consulta odontológica basta entrar em contato com a ABOVA pelo número 14 99766 2204 e se cadastrar ou ir até a Rua Para, 937 (próximo a rodoviária em Avaré).

As principais complicações enfrentadas pelos pacientes oncológicos são:

MUCOSITE ORAL: A mucosite é uma situação onde ocorre o surgimento de feridas na cavidade oral causando dor e desconforto, além de aumentar as chances de contrair bactérias.

XEROSTOMIA: causa uma secura excessiva da boca é comum, pois o tratamento acaba causando alterações nas glândulas salivares.

CÁRIE DE RADIAÇÃO: a cárie ocorre devido à baixa produção de saliva e de má higiene bucal, as cáries podem surgir.

INFECÇÕES OPORTUNISTAS: a baixa imunidade deixa o paciente bem suscetível, por isso todo cuidado é pouco quando o assunto são as infecções.

SANGRAMENTO BUCAL: quando o paciente apresenta baixo número de plaquetas, pode ocorrer sangramento bucal, inclusive, de forma espontânea.

PERDA DO PALADAR: o tratamento causa alterações importantes no organismo, entre elas as que ocorrem nas papilas gustativas, fazendo com que o paciente não sinta os sabores de alguns alimentos.

PERDA ÓSSEA: a perda dos dentes não costuma ser comum em pacientes em tratamento do câncer, porém pode acontecer caso os cuidados de higiene não sejam realizados corretamente.

Por Fernanda Castellucci
Postagem Anterior Próxima Postagem