OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Jeep Compass híbrido faz quase 50 km/l e estreia no Brasil ainda em 2021

JORNAL DO GUMA

Da Quatro Rodas

© Divulgação/Jeep Compass deverá ser o primeiro híbrido da marca Jeep no Brasil


O Renegade híbrido chegaria ao Brasil até o fim do ano, mas, preterido pela fábrica, o SUV compacto cedeu lugar ao médio Compass como híbrido pioneiro da Jeep no mercado nacional. Isso porque o Compass chegará em breve com versão híbrida plug-in (PHEV), com motor 1.3 turbo aliado ao sistema P1P4, derivado do usado na minivan Chrysler Pacifica.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Eficiente, o arranjo permite tração integral sem necessidade de cardã, já que o motor tradicional cuida do eixo dianteiro e o elétrico movimenta as rodas de trás. Assim, mesmo com motor extra e baterias com (medianos) 11,4 kWh de capacidade, o peso total do SUV chega a aproximadamente 1.800 kg. Ele roda até 52 km sem gastar gasolina.

Relatos dão conta de potência combinada na casa dos 250 cv e duas unidades vindas da Itália – onde o P1P4 foi elaborado – já estão no Brasil, possivelmente para adaptação ao 1.3 flex nacional.

Por lá, o 1.3 turbo oferece 180 cv de potência, com 27.5 kgfm (270 Nm) de torque. Combinado com a eletricidade, o conjunto atinge satisfatórios 240 cv, que levam o Compass à máxima de 200 km/h, indo de zero a 100 km/h em 7.5 segundos. O consumo homologado por lá é de 47,6 km/l.

O Commander também pode receber o sistema, mas apenas no modelo flex. A versão diesel do sete-lugares, afirma a mídia indiana, contará com hibridização leve via sistema de 48V, responsável por facilitar o funcionamento do virabrequim ao movimentar uma correia dentada.

Com funcionamento melhorado, o MultiJet 2.0 cumpriria a expectativa dos 200 cv e 40 kgfm, também se adequando às leis ambientais cada vez mais rígidas. Esse modelo deverá ser lançado apenas no meio de 2022 e, mais luxuoso, oferecerá configuração 2-3-2 ou 2-2-2, com cadeiras individuais do tipo capitão na fileira intermediária.

Postagem Anterior Próxima Postagem